Explorando o Rhino and Lion Park e a caverna Wondercave

Dia 3: Rhino and Lion Park e caverna Wondercave

Quando pesquisávamos a respeito dos parques e safáris existentes nas proximidades de Johannesburg a um bom preço, nos deparávamos sempre com dois parques com propostas muito semelhantes: o Lion Park e o Rhino and Lion Park Nature Reserve. Inicialmente acabamos decidindo pelo Lion Park, que é indubitavelmente um dos principais pontos de interesse para quem fica em Johannesburg, mas enquanto dirigíamos pela área do Cradle of Humankind, passamos sem querer na porta do Rhino and Lion Park e decidimos visitá-lo.

IMG_3824
Campo dos herbívoros no Rhino and Lion Nature Reserve

Assim como o anterior, neste parque autointitulado “Nature Reserve” é possível fazer basicamente as mesmas coisas: self-drive safári, safári guiado, interação com filhotes, alimentação da girafa e etc. Mas não se engane porque esta também não é bem uma reserva. Como o Lion Park, este parque – que possui grandes dimensões e uma área bem maior que o primeiro – também mantém seus grupos de leões em grandes campos cercados.

Os herbívoros ficam soltos em uma vasta área separada dos campos dos carnívoros e, como o nome diz, há alguns rinocerontes por lá. O local é tão grande que até dá para se perder.

Dessa vez compramos um ticket combinado com a visita a uma das cavernas que fica situada dentro da reserva, a Wondercave, pelo valor aproximado de 200 rands (o acesso principal para a wondercave é o mesmo do Rhino & Lion Park, porém a entrada segue uma rota diferente da entrada do parque).

Iniciamos fazendo um self-drive pelos campos dos leões e dos herbívoros. Vê-los enquanto dirigíamos sozinhos não foi uma tarefa muito fácil, pois você precisa  dirigir por trilhas procurando avistar os animais que facilmente se camuflam na vegetação. Devido a uma série de recomendações no folder que recebemos chamando a atenção para manter vidros fechados e não deixar o carro em hipótese alguma, esta voltinha de carro nos dava um certo medo. Avistamos uma grande carcaça de um antílope e rodamos por vários minutos em círculos, acreditando que algum felino devia estar por ali. Sei não…Acabamos avistando apenas os leões e os guepardos que estavam em áreas cercadas inacessíveis com o carro. Mesmo assim, paramos do ladinho e conseguimos tirar boas fotografias.

Zebra no Rhino e Lion Park próximo a Joanesburgo
Zebra no Rhino e Lion Park
Leões brancos no safari do rhino e lion park
Self drive no Rhino and Lion Nature Reserve
Leão branco no rhino e lion park durante o self drive safári
Self drive no Rhino and Lion Nature Reserve

Já eram quase 11:30 da manhã quando fomos conhecer a “creche” desse parque. Em comparação com o Lion Park, a creche é maior e estava bem mais lotada de pequenos felinos que brincavam em espaços fechados: leões, tigres brancos, guepardos….Além da possibilidade de entrar nos cercados dos filhotes, havia um guepardo adulto para interagir, diversas aves soltas e um casal de tigres brancos adultos confinados em um espaço bem pequeno, tipo uma jaula mesmo.  Não sei se os adultos ficariam por ali por pouco tempo ou se era este era i seu destino final, mas prefiro crer que não, que eles estavam se adaptando ou qualquer outra coisa, já que há muito espaço e área verde para criar um cercado adequado para aqueles gigantes.

IMG_3845
Leões de seis meses na ‘Creche”

Na creche, paga-se cerca de 30 rands para entrar em um cercado e você pode comprar tantos tickets quantos você quiser. Compramos dois: um para visitar os filhotes de leões e outro para os tigrinhos.

Enquanto aguardávamos pela nossa vez, o sol foi ficando cada vez mais forte e o clima quente fez com que os filhotes economizassem energia. Quando entramos em ambos os cercados, eles já não queriam ser muito perturbados. O único leão acordado estava arredio e deu o seu recado quase mordendo a mão do meu marido após uns cinco minutos sendo acariciado. Já os tigrinhos, que dividiam o cercado com outro leãozinho branco mais novo, só queriam saber de dormir, pois já tinham corrido e pulado bastante nos turistas anteriores.  Em cada cercado sempre há um voluntário guiando e tomando conta dos animais. O tempo é de cinco minutos por pessoa e podem entrar entre duas e quatro pessoas por vez. Portanto fica a dica: os animais ficam mais ativos no início da manhã e no final da tarde, então evite visita-los nesse horário de pico do sol.

filhote de trigre na creche do rhino e lion park
Tigre de dois meses na “creche” do Rhino and Lion Park
interação com filhote de leão branco no rhino and lion park
Leão de três meses na “Creche”
filhotes de leão dormindo no rhino and lion park
Filhotes de cinco meses

Almoçamos no restaurante do Parque – Boma Restaurant – que fica acima do poço dos hipopótamos pigmeus. Tudo muito bom e muito divertido, só que mais uma vez, o parque está mais para um zoológico do que para uma reserva. Assim como o Lion Park, este parque também reproduz leões e então fica uma alerta sobre a indústria que serve ao Canned Hunting conforme relatei no post Dia 2: O famoso Lion Park e algumas verdades…. Embora eu não saiba dizer qual é índole desse parque, acho que vale sempre o alerta.

IMG_3894
Aviso na entrada da Wondercave

Após o almoço partimos sem muitas expectativas para conhecer a caverna Wondercave, uma das cavernas do Cradle of Humankind, região sobre a qual já falei aqui no blog.  O tour é guiado e tem horários certos para sair. Dura em torno de meia hora e a última visita guiada parte às 16h. O acesso é facilitado por escadas e elevador, pois do contrário seria impossível descer até o “chão” da caverna.

Este passeio foi uma grata surpresa, pois a caverna é incrível e bem profunda (40 metros), repleta de imensas estalactites e estalagmites. Com esforço você vê os fósseis de um de nossos ancestrais perdido em um cantinho… Nos fez pensar que se tivéssemos mais um dia em Johannesburg, teríamos certamente explorado outras cavernas da região. Ficamos com gostinho de quero mais!

Na saída,  próximo ao acesso principal do parque e da caverna, paramos no Neck and Deck Café e subimos no deck que se estende sobre uma grande área cercada, lar de duas girafas. Resolvemos tentar novamente atrair o bicho, compramos um balde de ração e diferente do que ocorreu no Lion Park,  lá veio ela, linda e formosa, vindo comer na nossa mão, literalmente. Dessa vez deu certo!

 

 

 


 

alimentando a girafa no Neck and Deck café no acesso ao rhino and lion park
Girafa no Neck and Deck Café

Rhino & Lion Park Nature Reserve

Onde: 520 Kromdraai Rd, Krugersdorp, 1739

GPS:S 25 58.530 E 27 47:566

Preço do ingresso combinado com a caverna Wondercave: 210 rands

 

 

7 comentários em “Explorando o Rhino and Lion Park e a caverna Wondercave

  1. Olá, alugar um carro no aeroporto e dirigir até lá é tranquilo? Não há perigo voltando as 17hs?
    E deixar as malas dentro do carro? Muito risco de furto?
    Obrigado
    José Luiz

    Curtir

    1. Jose,
      me pareceu bem tranquilo dirigir até lá sim, e voltar a noite.
      Quantos as malas, em qualquer lugar, haverá risco. Melhor deixá-las no hotel ou se não tiver jeito, no porta-malas do carro.

      Curtir

  2. Olá, vamos para Joanesburgo em junho e estamos indecisos sobre os parques (qual vale mais a pena visitar, pois o tempo é curto), não vamos alugar carro, então gostaríamos de saber qual o meio mais fácil de chegar?Poderia nos ajudar?Obrigada

    Curtir

    1. Camila,

      Infelizmente eu não conheço agências (ao ponto de recomendá-las) e por isso recomendo o aluguel do carro mesmo. Esses parques não ficam próximos aos bairros em que nós, turistas, nos hospedamos.

      Se você realmente quiser visitar um parque desses, o Rhino and Lion pode ser conjugado com o berço da humanidade (Cradle of Humankind). A região é um sítio importante da história da humanidade. Tem várias cavernas que podem ser visitadas ( uma literalmente ao lado do parque ), e tem também o Museu Maropeng, que conta sobre a história da humanidade e é incrível. Veja um pouco aqui sobre essa região.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s