A Cidade do Cabo é aquele lugar que merece pelo menos uma semana para que você possa aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer. A cidade conjuga com perfeição os agitos de um grande centro urbano com os encantos de uma cidade praiana de veraneio. Só que esta não é uma cidade de veraneio.
Na primeira parte deste artigo, resumiremos os cinco melhores passeios que fizemos durante a nossa road trip de 8 dias pela Cidade do Cabo. Espero que se animem a viajar pra lá e se apaixonem pela África do Sul tanto como nós!
1. Passar um dia ou uma tarde no V&A Waterfront

A Cidade do Cabo tem uma excelente infraestrutura urbana e turística, mas sabe aquele pequeno lugar, charmoso, cheio de passatempos capaz de reunir gente de todas as idades e perfis? Então este lugar é o V&A Waterfront – um centro turístico de entretenimento, compras e gastronomia – localizado na zona portuária, próxima ao centro.
O V&A Waterfront é um complexo com alguns shoppings, muitas lojas de souvenirs, de roupas e artesanatos africanos; possui museus e mercados, mas é também um centro gastronômico que oferece diversas opções a variados preços que incluem desde aqueles restaurantes “gourmetizados” ao bom e velho fast food globalizado. Dois shoppings cobertos te fazem esquecer que você está na Zona Portuária, são eles: o Victoria Wharf Shopping Centre a o Alfred Mall and Pierhead, prepare os bolsos para este último. Mas no quesito compras, vale uma parada no mercado V&A Market on the Wharf que reúne expositores que vendem iguarias locais, delícias artesanais e comida típica de rua (mas atenção pq ele fecha às 18!).
É do V&A que partem os passeios para a Robben Island – a famosa ilha que abrigava a prisão onde Nelson Mandela ficou por 18 anos preso. O passeio sai de três a quatro vezes por dia, portanto cheque aqui os horários. Aliás por ser uma zona portuária é possível reservar uma diversidade de passeios de barco, alguns dos quais no melhor estilo navio pirata com personagens caracterizados. Mas tão comum quanto os passeios até a Robben Island são os passeios de barco ou lancha para assistir ao pôr do sol regado a champanhe. #luxo
É no V&A também que fica o Two Oceans Aquarium, um bom lugar para levar as crianças.
Uma enorme roda gigante cuja volta vale a pena para assistir ao pôr do sol, completa as atrações.
Para os mais aventureiros e endinheirados há também opções de passeios de helicópteros, mas como nosso dinheiro ficou todo com o Kapama, o helicóptero ficou para um dia quem sabe….
::Nossos safáris no Kapama Private Game Reserve |Southern Camp::
Aberto diariamente das 09h às 21h, o acesso é gratuito, e para quem está de carro, ao redor existem várias opções de estacionamento coberto e pago. Claro que se a sua intenção for tomar um chope, os pubs Ferrymans Tavern e o Mitchell’s Brewery ficam abertos por mais tempo, mas é bom chegar cedo, pois são bem concorridos.







2. Dirigir e assistir ao pôr do sol na rota cênica Chapman’s Peak Drive
Gente que lugar é esse! É dirigindo por esta estrada que você se dá conta do quão belo é esse lugar. Uma estrada perfeita contornada de um lado pela encosta das montanhas que parecem terem sido lapidadas a mão, e do outro, pelo mar e praias de Cape Town. A rota de 9 km de extensão é bem sinuosa e tem apenas 114 curvas. O acesso é a partir da localidade Hout Bay.
Esta estrada é um dos caminhos que você poderá pegar quando for fazer passeios até o Cabo da Boa Esperança, mas o imperdível mesmo é dirigir por ela no fim da tarde e parar em pelo menos um dos muitos mirantes para ver o sol se pôr e mergulhar no mar. Dirija sem pressa e pare muitas vezes para apreciar a paisagem, você não será o único. No entardecer ninguém está com pressa em Chapman’s Peak!








3. Mergulhar com as focas em Duiker Island
Este passeio aqui está no Top of the Tops da minha vida e você pode ler mais sobre ele aqui:
::Mergulho com focas em Cape Town::
A Cidade do Cabo oferece a oportunidade única de mergulhar livremente com snorkel na Duiker Island, uma pequena ilha próxima a Hout Bay que abriga uma colônia com cerca de 10.000 lobos marinhos selvagens que passam o verão se divertindo nas gélidas águas do mar da Cidade do Cabo.
O tour opera de setembro a abril e o embarque é no cais de Hout Bay. Não é preciso saber nadar, logo, não é necessária qualquer experiência com mergulho. Mas se você é do tipo que prefere menos intimidade com os lobos marinhos, é possível visitar a colônia ( de longe) com um dos passeios de barco que saem do mesmo cais.



4. Mergulhar em gaiola com tubarões brancos
Aventureiros de carteirinha e apaixonados por vida selvagem, não podem sair da Cidade do Cabo sem ter mergulhado no mar infestado por tubarões brancos.
Existem diferentes localidades e formas de realizar este passeio, mas o importante é planejar a sua viagem para a melhor época da temporada. Então se a intenção for mergulhar de gaiola as chances são consideravelmente melhores de junho a dezembro.
Este é um passeio que vai levar um dia inteiro e que é melhor reservar com antecedência. Existem uma dezena de opções pra você escolher e qualquer bom hotel que se preze terá uma indicação, mas nós por segurança reservamos com bastante antecedência do Brasil mesmo. Como também depende das condições climáticas é bom não deixar pra última hora e acompanhar bem a previsão, já que a maioria das operadoras não devolve o dinheiro caso nenhum tutuba dê o ar da sua graça. Em geral ,nas pesquisas que fiz, as agências davam um voucher para uma nova tentativa caso a sua fosse frustrada. Não foi o nosso caso. Vimos cinco tubarões, sendo um deles um monstro de com pouco mais de 4 metros….Incrível!
:: Leia mais sobre o Mergulho com Tubarão Branco aqui: Mergulho com Tubarão Branco em Cape Town: tudo o que você precisa saber!::



5. Conhecer o Cabo da Boa Esperança
É na Reserva Natural de Cape Point, na península do Cabo, que está situado o Cabo da Boa Esperança, passeio clássico presente em qualquer roteiro de quem vai a Cidade do Cabo. Esta reserva faz parte da Table Mountain National Park.
Declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, o valor do Cabo da Boa Esperança não está apenas na sua beleza natural e na riqueza de sua flora e fauna, mas também por sua importância histórica. Na busca por rotas marítimas que ligassem o ocidente ao oriente, Bartolomeu Dias “batizou” o local de Cabo das Tormentas devido ao tempo constantemente ruim e imprevisível que levou a muitos naufrágios na região.(Lembrou das aulas de história????).
Aberto diariamente, porém em horários distintos que variam conforme o período, o melhor é visitá-lo de carro mesmo. A reserva é enorme e contém inúmeras trilhas a serem percorridas a pé, de bike ou carro. São muitos também os pontos de observação ,sendo o cume na ponta do cabo principal.
Chegue cedo e aproveite para fazer a sua refeição no restaurante Two Oceans com uma impressionante vista para a baía de False Bay, mas não sem antes parar no Centro de Informações Turísticas para pegar seu mapa , planejar sua visita e conferir uma pequena exibição de achados arqueológicos, fauna e flora locais. Ah…e cuidado com os babuínos!
::Leia mais: Cabo da Boa Esperança e a Praia dos Pinguins: Dirigindo pela Cidade do Cabo::





E quais são os outros cinco passeios que amamos? São eles:
6. Visitar Boulders Beach em Simon´s Town, a praia dos pinguins
7. Subir até a Table Mountain ( Montanha da Mesa)
8. Dirigir pela Beach Road para apreciar a orla marítima do cabo
9. Fazer a rota dos vinhos em Cape Winelands
10. Visitar um verdadeiro santuário de Leões: O Drakenstein Lion Park
Acessa aqui a continuação do post para conhecer detalhes e ver as fotos!
Uau, quanta coisa para fazer nessa cidade, fotos lindas. Sou doida para conhecer a Cidade do Cabo, tá na #bucketlist rs 🙂 Nadar com as focas no seu habitat natural deve ser uma experiência incrível.
Beijos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adorei o post!!! E já quero conhecer a Cidade do Cabo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adorei o post!!! Estou morrendo de vontade de conhecer a África do Sul!!! Lendo o post, já tive uma ideia do que tenho que fazer… Vou ver os outros posts agora!!!
CurtirCurtir
Que bom!!! Vc não irá se arrepender desta viagem.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Carla, ameiiiii! Parabéns!
Vontade enorme de mergulhar com as focas!!
CurtirCurtir