Por que Gramado é o melhor destino turístico do Brasil?

Lago Negro Gramado
Lago Negro

Atrações de Gramado e Canela tornam a Serra Gaúcha um dos nossos destinos preferidos de viagem no Brasil

Este ano Gramado foi eleita como melhor destino turístico do Brasil em pesquisa realizada pelo TripAdvisor, nosso principal conselheiro de viagem. O “prêmio” Travellers’ Choice é mais do que merecido e a cidade parece se esforçar a cada ano para se diferenciar e se destacar das demais cidades turísticas brasileiras em todos os quesitos que você possa imaginar: da infraestrutura urbana até a qualidade da experiência proporcionada aos viajantes.

Não é exagero reafirmar que Gramado – assim como suas cidades vizinhas Canela e Nova Petrópolis – parece ter sido importada de algum outro país muito mais desenvolvido, organizado e civilizado que o nosso. Não que não sejamos tudo isso, mas sério você já foi a Gramado? A beleza da cidade é incrível, não apenas pela generosidade da natureza, mas pelo cuidado e bom gosto do homem que constrói, que planta e que cuida daquele lugar sempre florido, limpo e organizado!

Gramado
Igreja Matriz São Pedro Apóstolo
Ruas de Gramado 2
Ruas floridas de Gramado
Jardins de Gramado
Jardins de Gramado

E aproveitando-se de toda essa beleza, do clima e da generosidade dos seus habitantes – muitos descendentes de imigrantes – a cidade vem se transformando em um verdadeiro complexo turístico que oferece todo o tipo de experiência para todos os tipos de gente. Concluo que Gramado está caminhando para se transformar na futura Orlando brasileira.

Nas principais cidades turísticas da Serra Gaúcha, tudo vira entretenimento. Florestas e cachoeiras viraram parques naturais e dividem espaço com um sem número de parques temáticos que, se em um dia te levam para uma viagem pré-histórica cercada de dinossauros ,  no outro te levam para uma montanha nevada, onde a temperatura em torno de 0 graus em nada lembra a maior parte do nosso calorento Brasil. A montanha pode até ser de mentira, mas a neve é de verdade e agora pode ser vista e sentida o ano inteiro!

Canela
Bondinhos aéreos em Canela
Parque Dinossauros
Parques temáticos de Canela
snowland
Vila Alpina da Snowland em Gramado

Por essa região, a fabricação do que quer que seja também vira atração e não pense você que estou falando da fabricação de vinhos e espumantes da serra, a eles já se juntam a fabricação ao vivo de cristais, de velas e de cervejas artesanais.

E que o dizer do chocolate? São tantas as chocolaterias que a competição entre elas também transformou o produto em entretenimento e para disputar a nossa atenção vale de tudo: de lojas divertidas ou luxuosas até a visitação de fábricas; exposições lúdicas e teatrais da história do chocolate e, mais recentemente,  a possibilidade de você criar o seu próprio doce!!

Tenho a impressão de que Gramado tem também a maior concentração de museus e exposições temáticas por metro quadrado do Brasil!! Esculturas de chocolate (olha ele de novo aí!), esculturas de cera (tipo os museus Madame Tussoud do mundo afora), supercarros, daqueles que a maioria de nós provavelmente nunca dirigirá na vida (apesar de que lá você pode $$$!!). Mais recentemente, até a plantação de lavandas virou atração, aumentando as opções de “museus naturais” que transformam não apenas as lavandas, mas os pinheiros e as sequoias em “objetos” de admiração. Ah e antes que me esqueça, tem também o Papai Noel, que tem um parque especialmente dedicado a ele!! Aliás, muita coisa gira em torno dessa carismática figura que dizem que mora por lá o ano todo…rs!!

Mundo a Vapor Canela
Exposições temáticas e educativas
Natal
Aldeia do Papai Noel: Natal o ano inteiro.
Natal Luz Gramado
Natal Luz nas ruas de Gramado
Ruas de Gramado
Ruas sendo decoradas para o Natal Luz

E quando o sol se põe, o entretenimento continua noite afora…a gastronomia riquíssima também adquiriu uma dose de diversão e tornou-se mais cara. Por lá, você escolhe se quer uma noite italiana, alemã ou gaúcha com direito a shows de dança e folclore. E se quiseres algo mais teatral, tem espetáculo requintando de dança e acrobacias que contam a origem do natal, no melhor estilo cirque du soleil! E falando de natal, não podemos esquecer do Natal Luz, que assim como muitos parques temáticos de Orlando, também oferece um show de luzes, música, dança e desfiles tornando a cidade muito mais do que mágica!

Portanto, se há um complexo turístico no Brasil onde tudo parece dar certo, este complexo fica ou ficará sem sombra de dúvidas na nossa serra gaúcha tendo Gramado como sua capital. E, por todas essas atrações, belezas e por sua civilidade, este é e continuará sendo merecidamente um dos nossos melhores destinos de viagem, seja no inverno, na primavera, no verão e principalmente no outono quando as folhas de suas árvores se colorem e invadem graciosamente as já belas ruas das cidades!! E para lá ainda voaremos muitas vezes…;)

Gramado outono
Gramado no outono.
Canela outono
Canela e os plátanos avermelhados no outono.
Catedral de Pedra Canela
Catedral de Pedra de Canela
IMG_1371
Maria Fumaça na Serra Gaúcha

E você o que achou da Serra Gaúcha? Ainda não foi? Então acompanhe o nosso blog na série Serra Gaúcha pelas redes sociais!!

googleplus    Clique aqui para seguir no Google +                                           facebook_logo_png_transparent_background  Clique aqui para curtir a página no facebook

12 comentários em “Por que Gramado é o melhor destino turístico do Brasil?

  1. Gramado impressiona até os habitantes do RS. Sou de Porto Alegre, conheco diversas capitais europeias e gramado me impressionou muito. Posso afirmar que gramado se parece mais com a Europa do que as proprias cidades europeias. É outro mundo dentro do Brasil.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Mais uma boa notícia: Gramado finalmente vai ter um aeroporto, pelo Programa de Aviação Regional, há séculos já que essa região deveria ter um aeroporto à altura!

    Curtir

  3. Eu fiquei sabendo que no ano que vem alguns empresários de Gramado querem abrir uma estância de águas termais (já está tudo acertado com a licença ambiental e tal), e uma “praia artificial” (piscinas com ondas), é muita coisa, e as cidades vizinhas indo atrás no pique. Gramado e Canela pretendiam se tornar o maior destino turístico do Brasil dentro de alguns anos – não sei como pretendem superar o Rio – eu fico pensando se até lá, ainda haverá lugares para construir novos hoteis e novas pousadas, sem prejudicar a vegetação da serra, visto que o turismo cresce a níveis astronômicos. Mais uma coisa é facto: não só Gramado, mas toda a Região das Hortênsias, é o melhor destino turístico de inverno do Brasil, em larga vantagem!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olha eu nem sabia dessas iniciativas! Mas me preocupo também com os impactos ambientais. Talvez a tendência seja expandir para as cidades vizinhas mesmo, já que entre elas, pelas estradas, tem muito terreno ainda. Sobre o Rio, eu como carioca, tenho uma visão muito crítica. O Rio de Janeiro se sustenta principalmente em suas belezas naturais, e deixa de investir em infraestrutura urbana e turística para proporcionar uma boa experiência ao viajante. Acho sinceramente que a serra gaúcha recebe muito melhor um turista. Mas essa é uma opinião muito pessoal minha.

      Obrigada pelo seu comentário!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s