Mergulho com focas em Cape Town

Lobos Marinhos em Duiker Island
Lobos Marinhos em Duiker Island

Enquanto estava planejando a tão sonhada viagem à África, descobri uma aventura muito especial e selvagem que provavelmente foi uma das melhores experiências de viagem que eu tive na vida. Um tipo especial de mergulho, daqueles que você pula na água com snorkel para observar a vida marinha. Mas na Cidade do Cabo esta vida marinha que eu estava por observar não guardava qualquer semelhança com os peixinhos coloridos desse tipo de passeio, muito comum em algumas praias brasileiras…

Planejar uma viagem por conta própria significa pesquisar muito sobre tudo o que tem para fazer em cada cidade que você adicionar ao roteiro e durante estas buscas sobre o que fazer em Cape Town, eu me deparei com um tal de Seal Snorkeling! Mas diferente do que você possa pensar em um primeiro momento, o mergulho para observação de lobos marinhos do cabo não acontece em um tanque de aquário ou piscina de algum parque temático. Em Cape Town, você mergulha em pleno oceano, ali no quintal de uma colônia com centenas de lobos marinhos, irmãos próximos das focas!

Quando descobri essa possibilidade, não pensei duas vezes…ou melhor, até pensei sim porque algumas adversidades e riscos logo vieram à minha cabeça. Coisas do tipo: ” como vou mergulhar em mar aberto?”, “a água vai estar muito gelada?”, ” qual é a profundidade?”,” e se aparecer um tubarão branco?” . Você sabe que as águas da Cidade do Cabo estão infestadas por eles, né?. Engraçado que em momento nenhum pensei ” e se a foca me atacar?”!!!

FOCA OU LOBO MARINHO, AFINAL DE CONTAS QUE BICHO É ESSE?

Os lobos marinhos e as focas são parentes próximos. Os lobos diferenciam-se das focas principalmente por suas características físicas, além de maiores, eles possuem orelhinhas ao contrário das focas que não as possuem. Eles também usam as nadadeiras dianteiras para andar enquanto as focas se arrastam sobre a superfície. Na África do Sul os lobos marinhos, cape fur seals, são protegidos desde a década de 70, porém somente na década de 90 que sua caça foi de fato proibida naquele país.

Bom para ignorar responder as minhas perguntas e as suas, uma visita ao site da Animal Ocean, operadora com a qual realizei o mergulho, já nos tranquiliza. A fama das focas, sempre simpáticas e exibicionistas, também nos leva a imaginar que elas são inofensivas. Afinal, focas seriam como cães do oceano, não? ( vou usar uma “licença poética” e chamar os lobos de foca porque é mais didático, ok? rs)

Meu passeio foi reservado aqui no Brasil pelo site da Animal Ocean já que eu não queria correr nenhum risco de perdê-lo ou do meu marido mudar de ideia quando chegasse a hora, já que ele não é muito adepto à aventuras aquáticas… Quem não quiser mergulhar, assim como ele, paga um valor reduzido e permanece na embarcação observando os mamíferos brincarem ao redor do bote.  No valor estão inclusas apenas as roupas: macacão, touca, luvas e botas de mergulho, além do snorkel. A bordo do bote, água, chocolate quente e biscoitinho são servidos. Se você não tiver uma câmera subaquática pode reservar pelo site  e garantir o registro do seu safári marinho.

Na época eram realizados apenas dois mergulhos por dia, mas dei uma olhada no site e verifiquei que atualmente eles fazem em três horários distintos.

O encontro com a equipe da Animal Ocean é no porto de Hout Bay, que já é uma atração turística de Cape Town, portanto, é muito fácil chegar lá de carro, de táxi ou com os ônibus turísticos vermelhos hop on hop off. Fomos de carro pelo caminho de Camps Bay e levamos um pouco menos de meia hora do nosso hotel no centro até o porto.

Chegamos bem cedo e naquela hora só ouvíamos o som dos pássaros e o balançar das pequenas embarcações pesqueiras. Percebemos que uma feira de artesanato estava começando a ser montada.

Existem duas coisas que você precisa saber sobre o porto de Hout Bay, além das focas: aos domingos você encontra a melhor feirinha de artesanato para você comprar e pechinchar todo o tipo de objeto e lembrancinhas africanas e, além disso, o local possui um restaurante maravilhoso especializado em frutos do mar, o The Lookout Deck Restaurant que vale a visita.

Hout Bay em Cape Town
Porto de Hout Bay

mergulho com focas cape town seal snorkeling

Mas então, como funciona o mergulho com as focas em Hout Bay ou Seal Snorkeling???

Por volta das 10h da manhã encontramos com a equipe da operadora que trouxe as roupas de mergulho e nos selaram dos pés a cabeça, nos preparando para  águas em torno de 10ºC.  Passadas as instruções de segurança e de comportamento no mar, embarcamos em um bote com cerca de 10 pessoas, dentre elas dois guias. Um deles mergulharia com a galera e o outro permaneceria no bote o tempo inteiro para qualquer ajuda que fosse necessária.

Já no caminho para o ponto de mergulho em Duiker Island, como é conhecida a formação rochosa que abriga a colônia de focas, nos deparamos com alguns exemplares que estavam tomando um sol bem pertinho do cais.

Lobos marinhos Cape Town
Lobos Marinhos em Hout Bay
Lobos marinhos tomam sol em Hout Bay
Tomando um sol em Hout Bay

O bote navegava de forma rápida e ali já começávamos a sentir a adrenalina que acompanharia o passeio. Acho que foram uns 15 minutos de navegação até deixarmos a baía Hout e adentramos mar aberto. Quando o bote começa a reduzir velocidade e se aproximar da ilha, subitamente nossa adrenalina se perde em algum lugar e um fedor poderoso toma conta do bote: eram elas! As focas já começavam a ser vistas sobre a grande rocha, e quando menos percebemos, elas estavam ali nadando, boiando e surfando nas ondinhas.

Duiker Island focas

Não é brincadeira não… eu to falando de centenas delas nadando e fazendo graça. Muitas seguiam nosso bote e outras paravam o que estavam fazendo e analisavam curiosamente a nossa embarcação.

Com os motores desligados, o bote se aproximou cuidadosamente da ilha, onde os demais barcos de turistas já não podem entrar. E então recebemos o sinal para mergulhar. Simples assim, como se ali fosse uma piscina totalmente desocupada! Mas não!! Aquele pedaço de mar estava LOTADO de focas!! A esta altura já havia esquecido do cheiro de repolho podre e estávamos todos hesitando em mergulhar. Engraçado que ninguém queria ser o primeiro! Confesso: estávamos com medinho!!

Combinei rapidamente com uma pessoa ao meu lado “pula que eu pulo” e lá fomos nós antes mesmo do guia!!

Mar com lobos marinhos na água
Região onde mergulhamos: os lobos marinhos boiam na vertical com as nadadeiras traseiras para fora d`água….
Mergulho com leões marinhos Cape Town (3)
Preparando-se para entrar na água muito fria e com muitos habitantes marinhos.

Ficamos por cerca de uma hora nadando por ali com estes animais incríveis como se fôssemos semelhantes. A recomendação é não atraí-los, muito menos tentar tocá-los e deixar que a curiosidade deles inicie qualquer interação. E assim foi…Eram tantas focas que algumas vezes, olhando pela “superfície” do mar, eu não conseguia diferenciar ser humano de animal e então tratava de voltar correndo para mais próximo do bote. A todo o momento elas se aproximavam, se exibiam para mim e para minha câmera. Nadavam ao meu lado e por baixo de mim. Vez ou outra tomava um susto com uma delas pulando próximo ao meu corpo! As vezes rolava um frio na barriga quando passava um exemplar quase do meu tamanho ou quando elas abriam a boca e mostravam os dentes umas para as outras.

mergulho com focas cape town seal snorkeling
Próximo da ilha as ondas estouram, mas não chegam a dificultar o mergulho amador.
Lobo marinho com a cabeça fora da água....
Lobo marinho com a cabeça fora da água….
lobos marinhos nadando
Muitos lobos marinhos nadando ao meu redor
Lobo marinho nadando
Não importa para onde você olhe…nesse mergulho eles estão por todas as partes.
mergulho com focas cape town seal snorkeling
Hora de fazer um lanchinho.
mergulho com focas cape town seal snorkeling
Esse cara estava curioso comigo! Fiquei de olho!
mergulho com focas cape town seal snorkeling
Já este….olhou nos meus olhos e posou para a foto!
mergulho com focas cape town seal snorkeling
Mas nada se compara a este cidadão exibido que passou por baixo de mim!!

A duração do mergulho, em torno de uma hora, foi satisfatória. Só retornei ao bote quando meus dedos e nariz já não suportavam mais o frio daquela água. De volta ao barco, chocolate quente para nos aquecer!! E então navegamos de volta a baía dando adeus aqueles seres incríveis! Pena não poder trazer uma delas na minha mala! 🙂

Quer fazer também este mergulho? Seguem algumas informações úteis sobre o Seal Snorkeling de Cape Town:

  • Este passeio só está disponível durante o verão na África do Sul, ou seja, de setembro até meados de abril. Eu recomendo que você troque a data da sua viagem se não estiver neste período!
  • Crianças a partir de oito anos, acompanhadas por um responsável, podem realizar o passeio.
  • É preciso saber nadar minimamente e com confiança. O mar pode ficar levemente agitado com algumas ondulações, conforme você pode observar nas fotos.
  • No barco é possível que você enjoe devido ao balanço da embarcação. Lembre-se que caso você opte por não mergulhar, ficará por cerca de uma hora no bote. Portanto, tome medicamentos contra enjoo.
  • Leve o mínimo consigo para este passeio: roupas de banho, toalhas, protetor solar e sua câmera subaquática são os itens essenciais. No retorno a baía, você pode trocar a sua roupa no banheiro de um dos restaurantes do cais para dali seguir para outro passeio.
  • Caso o tempo ou as condições do mar inviabilizem o passeio, a Animal Ocean reembolsa integralmente o valor pago.
  • Consulte os valores atualizados no site, mas lembre-se, vale cada centavo!

 

Hout Bay
Hout Bay fotografada da estrada Chapman´s Peak. No canto esquerdo da imagem, onde o mar está branco, fica a Duiker Island onde o mergulho acontece.

Você poderá se interessar também por estes artigos:

Mergulho com Tubarão Branco em Cape Town: tudo o que você precisa saber!

As dez melhores coisas para fazer na Cidade do Cabo – Parte 1

Cidade do Cabo: entre a praia e a montanha, onde ficar?

Quer ler mais sobre a África do Sul? Então nos acompanhe também pelas redes sociais:

googleplus Clique aqui para seguir pelo Google +  facebook_logo_png_transparent_background Clique aqui para curtir a página no facebook

16 comentários em “Mergulho com focas em Cape Town

  1. Essas águas tem muitos tubarões , eles dão alguma explicação de o porque desse lugar não ter risco de ter tubarões sendo que há a principal presa deles? Fiquei curioso em relação a isso sobre o motivo de não ocorrer tubarões nesse lugar e qnd fui a Cape não tive coragem de fazer esse passeio por receito de um encontro com algum tubarão caçando os lobos marinhos.

    Curtir

    1. Rsrs…ótima pergunta!

      Então, não há como a gente ter qualquer garantia em atividades que envolvam encontros com a vida selvagem, por isso, nesse tipo de atividade sempre assinamos termos de responsabilidade e ciência dos riscos.

      Mas o que me foi explicado na época é que os tubarões não costumam caçar ali pois além de haver uma enorme colônia em outra localidade na região – onde eles caçam – a pouca profundidade da água e a geografia da pequena ilha parecem não ser ideias para o comportamento predatório do grande branco. Eles dizem que os brancos tiram vantagem da profundidade para se lançar r fora da água e abocanhar as focas ( como naqueles documentários do Discovery).

      Eles me contaram outras razões tb, mas não lembro.

      Eu confesso que durante todo o meu mergulho fiquei um pouco apreensiva com a possibilidade de tubarões na água e vira e mexe confundia os lobos marinhos com tubarões ….rsrsrs Mesmo assim foi uma experiência incrível pra mim e que pretendo repetir! Já o meu marido, optou por ficar no bote observando os bichos sem muita intimidade.

      Curtir

  2. Essas águas tem muitos tubarões , eles dão alguma explicação de o porque desse lugar não ter risco de ter tubarões sendo que há a principal presa deles? Fiquei curioso em relação a isso sobre o motivo de não ocorrer tubarões nesse lugar e qnd fui a Cape não tive coragem de fazer esse passeio por receito de um encontro com algum tubarão caçando focas.

    Curtir

  3. Carla, amei muito seu blog! Parabéns!
    Viajo no final desse mês para Africa do Sul e estou louca para fazer esse passeio, pois simplesmente amo os animais.
    Dá para combinar esse passeio com Cabo da boa esperança e praia dos pinguins? É caminho (rs)?
    Outra coisa que fiquei curiosa é sobre o cheiro… Depois que você sai da água o cheiro fica impregnado em você? Digo isso porque se for fazer outro passeio tem que tomar banho antes?
    Só mais uma pergunta: as focas chegam a esbarrar, bater em você na água?

    Beijos e desde já agradeço muito pelos posts! Fiquei ainda mais ansiosa pela viagem!!

    Talita Paiva

    Curtir

    1. Oi Talita! Obrigada pela visita!
      Não recomendo combinar os passeios, pois a praia dos pinguins com o Cabo da Boa Esperança ocupam o dia todo!
      O mergulho com as focas pode ser combinado com uma vinícola ou com a Table Mountain se o tempo estiver bacana, ou ainda, com o dia todo dedicado para conhecer as praias da Cidade do Cabo.

      As focas podem sim esbarrar em você. Em alguns momentos elas irão chegar muito perto mesmo, mas elas não batem em você, elas desviam na maior parte das vezes. E o cheiro, você só sente quando se aproxima da ilha…não fica cheiro algum no seu corpo. Quando você voltar, ali mesmo no cais, tem restaurante com banheiros para trocar de roupa e se não me falha a memoria, é possível tomar banho também.

      Por favor volta aqui depois e me conta como foi o seu passeio!!

      bjs,

      Curtir

  4. Este é um passeio que definitivamente captou meu interesse! Que legal e nunca tinha sequer ouvido falar! Achei o máximo! Quanta “foca” junta, meu deus… Já nadei com botos no rio Amazonas e adorei o misto de medo e curiosidade. Obrigada pelas dicas!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s