Um dia em Londres: museus, parques e clássicos da coroa britânica

Londres é um prato cheio para os amantes de museus. Existem algumas dezenas de possibilidades para agradar os mais variados gostos, agradar até mesmo os que não gostam! E não nos leve a mal, mas nós nos encaixamos neste perfil: daqueles que não curtem muito museus.   Geralmente os poucos que nos atraem são os mesmos que atraem o público infantojuvenil e por isso em nosso roteiro contemplamos um trio bem interessante: visitamos o  Museu de História Natural, o Museu Britânico e o Museu de Cera.  O lado chato dessa escolha é que eles não ficam tão pertinho um do outro, mas em Londres isso não é problema, acredite!

No nosso último dia inteiro em Londres, além de alguns museus, fizemos dois clássicos pontos turísticos e passeamos por alguns parques reais. Londres possui várias opções de áreas verdes e vamos falar um pouco sobre elas neste post também.

Então vamos ao nosso terceiro dia em Londres:

#15 Museu Britânico

Era nosso último dia em Londres e optamos por dedicar uma manhã para visitar os museus restantes do nosso roteiro.  Nossa primeira parada logo cedo foi o principal museu da cidade e talvez um dos principais do mundo – o Museu BritânicoSe você tiver que escolher um museu para visitar e não for nenhum apaixonado por fósseis de dinossauros e pelo reino animal como um todo, escolha o Museu Britânico, mas não o confunda com o Museu de Londres, please!

O Museu Britânico possui um inestimável acervo com mais de 6 milhões de peças que retratam a história da humanidade, sem contar que este é considerado o museu mais antigo do mundo. Dizem que para explorá-lo decentemente é preciso um dia inteiro, mas nós não tínhamos tempo e nem paciência para um dia inteiro de museu. Então foi preciso foco! Definimos que nosso objetivo seria visitar as galerias com os acervos da Grécia e do Egito antigos e acredite, este é um objetivo audacioso para duas horas de museu. Nossas horas no Museu Britânico foram incríveis. Uma viagem no tempo das civilizações mais antigas! Conhecemos as galerias do primeiro andar e algumas poucas do segundo, onde está exposto o acervo egípcio.

Dentre as peças incríveis deste museu, estão esculturas retiradas do Parthenon de Athenas, a Pedra de Rosetta, a Múmia de Cleópatra, dentre tantas outros relíquias! Sem dúvida vale muito a pena passar algumas horas por lá mesmo que você deteste museus. Vai por mim! E para planejar seu passeio, vale acessar o site do Museu e dar uma olhada na planta com a localização e nome das galerias por acervo, assim você consegue planejar melhor a sua visita e o tempo que pretende passar lá.

um dia em Londres Museu Britânico
Fotos: Arquivo pessoal

#16 Madame Tussauds

Nossa segunda parada foi o Museu de Cera. Do Museu Britânico até o  Museu de Cera Madame Tussauds levavamos em torno de vinte minutos. Embora pudéssemos fazer este trajeto de metrô com tranquilidade, resolvemos ir de táxi. O Madame Tussauds fica próximo do Regent´s Park, que é um dos oito parques reais de Londres.

Esta foi a nossa primeira vez no Museu de Cera e nós o adoramos! Sinceramente é um lugar que dispensa comentários e posso resumir a nossa visita como divertida e inusitada! Uma oportunidade única para posar ao lado de figuras como Tom Cruise e Jack Sparrow!  As esculturas são tão perfeitas e reais que em alguns momentos com o salão cheio de turistas eu me via confundindo gente com cera…SEM EXAGEROS!

Caso você tenha tempo para explorar a região onde está o Madame Tussauds, planeje uma visita ao Museu do Sherlock Holmes que fica ali pertinho ou visite o Regent´s Park. O parque possui 197 hectares de área verde com jardins, lago com pedalinho, espaços para caminhada e corrida. Por lá existem algumas opções de cafeterias e até mesmo um zoológico!

# 17 Green Park

Deixamos o Madame Tussauds  por volta do meio dia e embarcamos no metro rumo a estação Green Park.  Situado na área central de Londres, este é outro parque real, o menor deles. Mas não é por isso que ele é menos exuberante.  O local é bem tranquilo, sendo uma boa opção para caminhadas e piqueniques.  Mas o que mais nos chamou a atenção neste pequeno parque foram os majestosos portões – Canada Gates – instalados em memória da Rainha Victoria. Foi com uma despretensiosa caminhada por este parque que chegamos ao  Buckingham Palace, um “must do” de Londres.

um dia em Londres Parques Reais
Foto: Pixabay

Londres possui oito parques reais espalhados pela cidade. Estes parques correspondem à grandes áreas verdes utilizadas também para atividades culturais e esportivas. Originalmente estas áreas verdes eram utilizadas pela coroa para fins de caça e posteriormente tornaram-se verdadeiros jardins cultivados pela família real.

O acesso aos parques é gratuito e eles ficam aberto durante a maior parte do dia. O Green Park é o único que permanece aberto durante 24 horas.

um dia em Londres parques reais
Fotos: Arquivo pessoal

#18 Buckingham Palace

Talvez o Buckingham Palace seja a construção mais famosa e de certo a mais importante da Inglaterra, já que nela mora a Rainha.  Não dá para ir a Londres e não passar lá, nem que seja só para uma espiadinha nos guardas vestidos como bonequinhos de chumbo ( com todo o respeito!). Apesar da beleza do palácio, ali o mais interessante a fazer deve ser mesmo observar a guarda britânica, já que não é todo dia que se pode visitar o seu interior.  As visitações às dependências do Palácio acontecem nos meses de agosto e setembro e os preços variam conforme o tipo de tour que você escolher. A visita guiada custa atualmente 75 libras.

Já a troca da guarda, um evento para os turistas de plantão, ocorre diariamente às 11:30h durante o verão. No inverno ela acontece em dias alternados. Por isso, não faça como nós e antes de programar o seu roteiro, consulte os dias e horários em que estão programadas a troca da guarda. Clica aqui para espiar.

Mas se por acaso você fizer como nós e não checar previamente, pode ser que você chegue lá um dia antes ou um dia depois e tenha que se contentar em observar, pelos majestosos portões, a pequena coreografia que os guardinhas fazem ali mesmo na entrada do palácio. O lado bom de perder a troca da guarda é que você ganha tempo para fazer outras coisas que provavelmente você não teria tempo de fazer. Então nada de lamentação, porque Londres tem sempre muito a te oferecer. Para assistir a troca da guarda, tem que chegar cedo para pegar um bom lugar. Reserve pelo menos 45 minutos para essa “atração”.  Mas se pra você não tiver troca da guarda, aprecie o Palácio, faça suas fotos e siga caminhando pelo parque St. James logo a frente.

um dia em Londres
Fotos: Arquivo pessoal

#19 St. James Park

Satisfeitos por não termos gasto nem um tostão com passeios até o início desta tarde,  seguimos caminhando pelo St. James Park. E, GUESS WHAT?  Este é outro um parque real!

O St. James é o mais antigo dos parques reais. Por mais de 400 anos ele sediou momentos importantes da realeza britânica. Caminhando por este belíssimo parque, você vai encontrar mais lagos, jardins floridos e coloridos e talvez você precise dar atenção a um dos esquilos que vivem por ali. Além de caminhar, tomar um café e descansar, o parque rende belíssimas fotos com a roda gigante – London Eye – ao fundo. Atravessando suas trilhas, você estará pertinho da Westminster Bridge, do Palácio de Westminster e da Westminster Abbey.  Então eu realmente recomendo essa rota a pé Green Park – Palácio de Buckingham – St. James Park. Deixe o metrô para mais tarde…

um dia em Londres parques reais
Fotos: Pixabay
um dia em Londres parques reais
Foto: Arquivo pessoal

 

# 20 Westminster Abbey

westminster-abbey-um dia em Londres
Foto: pixabay

A Abadia de Westminster é a enorme igreja que desempenha um papel muito importante para a realeza britânica. Além de acumular mais de 1000 anos de história, é na abadia que desde de 1066 os monarcas britânicos são coroados e além disso, ela foi o palco de diversos casamentos reais, sendo o do Príncipe William com Kate Middleton o mais recente. De casamentos reais à sepultamentos, é na abadia que descansam os restos mortais de centenas de pessoas. Dentre elas temos personalidades históricas, guerreiros, membros da nobreza e muitos reis e rainhas. Para você ter uma ideia os restos de Charles Darwin e Isaac Newton estão por ali junto com os restos de dezessete monarcas britânicos. Então ao visitar este templo magnífico você caminhará por muitos mausoléus e criptas, terá a oportunidade de ver o trono da coroa e observar os detalhes arquitetônicos impressionantes da Abadia.

Foi nesse clima meio mórbido e sagrado que ficamos ali por quase uma hora sem nos dar conta do tempo avançando.

A visitação ao interior da Abadia de Westminster tem custo, porém é um preço que vale a pena. Eles disponibilizam o áudio guia em português gratuitamente o que facilita bastante o aproveitamento deste tour para quem tem dificuldades com o idioma.

Fique ligado porque o horário de visitação se encerra as 15:30H ( exceto as quartas ) e é importante conferir a agenda com eventos religiosos antes de programar a sua visita. Clique aqui para acessar a agenda da abadia. Ao deixar a Abadia de Westminster nós aproveitamos para nos despedir do Big Ben e do mais icônico trecho da cidade de Londres! Mas se você não estiver de saída ainda pode aproveitar as atrações dali e sobre as quais nós já comentamos nos outros posts: London Eye, London Dungeon, London Aquarium, Westminster Palace….

Untitled design(4)
Fotos: arquivo pessoal

#21 Harrods

Harrods
Foto:pixabay

Toda viagem que se preze, especialmente para a mulherada, tem que ter um momento compras ou finge que compra, que foi o nosso caso…rs. Antes de deixarmos Londres, passamos naquela que é considerada uma das lojas mais luxuosas do mundo, um verdadeiro oásis para quem nasce em berço de ouro ( não é nosso caso…). A loja de departamento Harrods chamou nossa atenção todas as noites quando voltávamos para o hotel e então fizemos uma parada nela antes de partir.

A gigantesca loja tem uma fachada que também nos remete à realeza, um outro tipo de realeza. E se você está pensando que é um lugar para quem tem dinheiro, está certo! Mas a Harrods, por sua imponência,  é também uma atração de Londres e centenas de turistas a visitam só para dar uma olhadinha mesmo!  Então, se der…passa lá rapidinho também.

Mapa com as atrações que visitamos em nosso terceiro dia de viagem. Os pontos em preto são sugestões que você pode adicionar ao seu.


Este post faz parte da série Inglaterra em quatro dias e meio. Continue lendo:

Parte 1: Uma tarde em Londres: para otimizar o dia, a noite não tem hora para acabar. 

Parte 2: Nosso city tour em Londres: uma viagem ao passado em um dia


Informações Úteis*

Museu Britânico

Horários: abre diariamente das 10h às 17:30h. Sextas-feiras o museu permanece aberto até 20:30h.

Preços: gratuito.

Madame Tussauds

Horários: abre diariamente de 09:30h às 17:30h. Nos finais de semana , de 09h às 18h.

Preços: os tickets podem ser adquiridos online combinados com outras atrações e portanto os preços são variados. O ticket para acesso exclusivamente ao Museu de Cera custa atualmente 23,10 libras.

Buckingham Palace

Horários: visitação ao interior do palácio nos meses de agosto a setembro, disponíveis a partir de 09:15h. Consulte o site para a agenda completa.

Preços: variam conforme o tour escolhido. Adultos a partir de 21,50 libras.

Westminster Abbey

Horários: abre para visitação de segunda a sábado, das 9:30h às 15:30h. Aos domingos e em datas religiosas, abre somente para orações. Importante checar o calendário para alterações nos horários em virtude de eventos.

Preços: os tickets podem ser adquiridos online. Adultos a partir de 18 libras. Áudio guia em português disponível para download no site.

Museu do Sherlock Holmes

Horários: abre diariamente de 09:30h às 18h.

Preços: 15 libras.

 

*Preços cotados em 2015. Consulte os respectivos sites para informações atualizadas.

Um comentário em “Um dia em Londres: museus, parques e clássicos da coroa britânica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s