City tour em Londres: uma viagem ao passado em um dia

Para conseguir fazer tudo o que planejamos em apenas um dia foi preciso levantar bem cedo. Às 8h já estávamos na rua prontos para iniciar o nosso city tour que contemplou predominantemente atrações e locais históricos.

E como fizemos muito em um só dia, foi inevitável não escrever um post imenso! Então pega um chá, senta no sofá e viaja com a gente! : )

#5 The Original London Sightseeing

city tour de Londres
Crédito: pixabay.com

Para cumprir essa agenda resolvemos arriscar o City Tour The Original London Sightseeing, um ônibus double decker com o segundo andar aberto que te leva a praticamente todos os pontos turísticos da cidade por meio de rotas predeterminadas. Como o sistema é o clássico hop on hop off, você escolhe um dos itinerários disponíveis e pode descer nos pontos de interesse. Quando quiser, basta pegar um novo ônibus e seguir rota adiante. O Original London Sightseeing passa por mais de 100 atrações, então com certeza ele irá passar em alguns dos locais que você quer conhecer. São mais de oitenta pontos espalhados pela cidade e nas principais rotas eles circulam com intervalos de 15 minutos. Nós reservamos nossos tickets pelo site e lá mesmo analisamos e escolhemos a rota que faríamos ( Clique aqui para espiar o mapa e ver as opções de rota. ).

city tour de londres em um diaAntes de utilizar o ingresso é preciso validá-lo em um dos pontos indicados no site e a partir dessa validação você tem 24 horas para utilizar os ônibus do tour. O Original London Sightseeing é uma mão na roda para quem está visitando Londres por conta própria e pela primeira vez. Para ficar ainda melhor eles disponibilizam um audioguia em português que vai te explicando os pontos turísticos enquanto o ônibus passa por eles. Uma outra vantagem desse tour é que ao comprá-lo, você também ganha o ingresso para realizar o passeio de barco pelo rio Tâmisa no mesmo sistema hop on hop off.

Bom, nós enquanto marinheiros de primeira viagem, escolhemos a rota original do London Sightseeing e para isso pegamos o ônibus no ponto de Piccadilly Circus, que era um dos locais para retirar o ticket já comprado pela web. No site, que é muito bem detalhado, você encontra as informações sobre os pontos onde você pode validar seu ticket e iniciar o seu tour. Partimos no primeiro ônibus às 8:30 da matina.

Mas nem tudo são flores no Original London Sightseeing. Ainda não sabemos o porquê, mas nós pegamos um baita trânsito durante a primeira metade do nosso tour e isso quase me fez arrancar os cabelos, afinal você não está de férias para perder o dia no trânsito e logo um dia assim, tão cheio de coisas a fazer! Além disso, um dos baratos de fazer esse tour é poder passear no segundo andar que é aberto e proporciona uma vista muito melhor. Só que no inverno esse passeio acabou sendo bem desconfortável pra gente…

No final das contas a dica é: adquira o London Sightseeing não como um meio de transporte e sim como um passeio em si mesmo, principalmente se você quiser reservar um dia para um dos itinerários que eles propõem no site. Do contrário, utilize o seu Oyster e circule mais rapidamente entre um ponto e outro mais distante.

#6 Trafalgar Square

city tour de londres em um dia Trafalgar Square
Crédito: pixabay.com

Nosso tour começou pela Piccadilly Circus que já havíamos visitado na noite anterior. Passamos por fora do Hyde Park, avistamos o Mable Arch e praticamente paramos na Trafalgar Square.  Ali ficamos por um tempo em um trânsito infernal de modo que fizemos fotos e observamos a praça e seus monumentos sem nem precisar descer.

A Trafalgar Square é a maior praça de Londres e é considerada o coração desta cidade! Além de importantes símbolos como fontes e estátuas, a praça abriga o Museu National Gallery, parada obrigatória para quem curte artes. A entrada é gratuita, como na maioria dos museus da cidade.

Pra ser sincera, não tem muita coisa pra fazer na Trafalgar Square se você não estiver interessado em visitar o Museu. A verdade é que ali você só vai tirar fotos dos muitos monumentos da praça e da arquitetura dos prédios no seu entorno.  O principal monumento é a Coluna de Nelson e os Leões de bronze que a cercam. Parou, viu, fotografou e partiu!

Trafalgar Square Atrações e Passeios em Londres

#7 Westminster Bridge   #8 Big Ben e Palácio de Westminster

Palácio de Westminster - Atrações e Passeios de Londres
Crédito: pixabay.com

Um pouco  irritados com o trânsito descemos no principal reduto turístico de Londres, a Westminster Bridge. Bem vindo, você está em Londres! Aqui não tem jeito, tem que descer e se juntar  a multidão de turistas que cruzam a ponte ( alguns criam raiz por ali ) para fotografar o Big Ben e todo o Palácio de Westminster.

A paisagem urbana, as construções magníficas e icônicas, a roda gigante do outro lado do o rio Tâmisa…Esse pedacinho de Londres a gente nunca esquece! Ali sim tem muito o que fazer e nós poderíamos ter passado o resto do dia por lá, mas não, tínhamos que seguir e voltar ao ônibus. Mas isso não foi um problema, por que voltamos pra lá mais um bocado de vezes durante nossa viagem e devo dizer que a noite o Palácio de Westminster e a London Eye iluminados fazem muita diferença!!

O Palácio de Westminster , também conhecido como a Casa do Parlamento, acumula uma história de mais de 900 anos! Sua parte mais famosa é a Torre do Relógio, o Big Ben. Mas Big Ben é na realidade o nome originalmente criado para o grande sino, que pesa 13,5 toneladas e que bate de hora em hora. Atualmente a torre do relógio chama-se Elizabeth Tower.

Você pode visitar o Palácio de forma autônoma com auxílio de um audioguia em português ou adquirir um tour guiado. O tour dura cerca de uma hora. O palácio está aberto à visitação aos sábados e durante os recessos das atividades do Parlamento. No entanto a visitação ao Big Ben é restrita aos residentes do Reino Unido. 😦

#9 The Monument to the Great Fire of London

monumento do grande incêndio atrações e passeios de Londres
Crédito: pixabay.com

Como não era possível visitar o interior do palácio naquele dia, seguimos viagem rumo ao London Dungeon que no ano de 2012 ficava em um endereço mais próximo da Tower Bridge. Hoje a atração está por ali mesmo pertinho do Big Ben e da London Eye.

No caminho, já embarcados novamente no London Sightseeing Bus passamos por outros pontos interessantes como a St Paul’s Cathedral e o Monumento em Homenagem ao Grande Incêndio. Por fim atravessamos a London Bridge!

Catedral de St Paul em LondresFoi na Catedral de São Paulo que o Príncipe Charles casou-se com a Princesa Diana. Além de conhecer seu interior e visitar as criptas, é possível subir até a grande cúpula localizada a 111 metros de altura para obter uma visão panorâmica de Londres, que dizem ser espetacular. Para a visitação devem ser estimados em torno de uma hora e meia.

Em 1666 um grande incêndio queimou Londres durante três dias, destruindo parte significativa da cidade medieval. Cerca de 100 mil pessoas ficaram desabrigadas mas somente seis morreram. Dizem que o fogo teria começado de madrugada na padaria do Rei Charles I por um descuido do padeiro que não teria apagado completamente o forno. Na época a Catedral de São Paulo foi completamente destruída, tendo sido posteriormente reconstruída.

O monumento em homenagem ao grande incêndio é uma torre que está localizada próximo do local onde o incêndio teria iniciado. Também é possível subir até o seu topo para obter uma panorâmica da cidade.

#10 London Dungeon

 

London Dungeon atrações e passeios em Londres
Créditos: www.CGPGrey.com

Neste clima de tragédia medieval chegamos ao London Dungeon. Este era um lugar cujas as avaliações eram bem contraditórias. Tinha gente que gostava muito e gente que não. Mas nós, ao sabermos que a proposta era de apresentar de forma interativa o passado sombrio da histórica Londres, contando mitos e lendas, resolver ir! Nesta viagem estávamos sedentos por história antiga!

Dungeon significa masmorra. Masmorras são cômodos subterrâneos que serviam como prisões e estavam presentes em quase todos os castelos medievais . 

Nós ADORAMOS o Dungeon! Eu não sei como está hoje, sei que algumas atrações permaneceram e outras novas foram criadas. Mas na nossa época o passeio começava por uma caminhada em um labirinto espelhado, escuro e sombrio. Depois que achávamos a saída, entrávamos em um cenário que simulava a tortura típica dos tempos medievais e algumas pessoas eram pegas pelo torturador para compor a cena. Passeamos de bote pela Londres tomada pela peste negra. Em um dado momento vivenciamos um julgamento realizado pela corte tal como era feito nos séculos passados. Vivemos uma experiência 7D para encontrar o  barbeiro demoníaco Sweeney Todd e estivemos até mesmo na cena do crime do lendário Jack, o estripador. Finalmente encerramos nossa viagem sombria “enforcados” em um brinquedo do tipo mini kabum.

Além de divertido, o Dungeon nos proporcionou uma imersão na história e no folclore londrino. Mas sinceramente se você não gosta de tomar susto ou não entende patavinas de inglês, passe direto do Dungeon… Se resolver entrar, reserve em torno de uma hora para essa brincadeira.

#11 Tower Bridge

Tower Bridge atrações e passeios em Londres

Saímos do Dungeon e caminhamos até chegarmos a um dos cartões postais da cidade: a Tower Bridge.  Composta por duas torres em estilo medieval, ela cruza majestosamente o Rio Tâmisa e nos leva até a Torre de Londres, que não é bem uma torre e sim uma fortaleza medieval. Não tínhamos tempo e nem dinheiro para visitar as torres da ponte, então apenas a atravessamos animados. Já eram quase 14h e a visão do castelo medieval do outro lado do Rio Tâmisa nos roubava a atenção.

O interior das  torres da Tower Bridge pode ser visitado e lá de cima dizem que se tem uma das melhores vistas da cidade. Nas torres você pode assistir uma exibição contando a história da ponte.

Honestamente, se você tiver pouco tempo aproveite a beleza da ponte e siga viagem assim como nós já que a Torre de Londres exigirá tempo!

Tower Bridge Atrações e Passeios em Londres (1)

#12 Tower of London

tower-of-london-atrações e passeios em londres
Crédito: pixabay.com

A Torre de Londres merece um post só para ela e prometemos escrevê-lo em breve! No nosso roteiro histórico esse foi o melhor lugar que visitamos.

Imagine-se na cena de um filme medieval caminhando por ruelas de pedras, torres e calabouços…Certamente uma viagem para um tempo incrivelmente distante do nosso.

Esta construção medieval cresceu durante séculos, se transformando a cada reinado. Ela se tornou o epicentro de um tempo onde as pessoas eram executadas pelos mais diversos motivos. Foi construída inicialmente por William, o Conquistador, no ano de 1080 e tornou-se residência do Rei Henry III, já no século 13. Lá foram executadas figuras históricas importantes como algumas rainhas inglesas, dentre elas uma das esposas do Rei Henry VI, Ana Bolena.

Além de percorrer todas as partes desta fortaleza e voar na própria imaginação,  na Torre de Londres você irá ver uma incrível exibição de armaduras, armas de guerra, dispositivos de tortura e principalmente irá ver as Joias da Coroa – a impressionante coleção dos monarcas britânicos. Prepare-se para ver muitos diamantes!

Ah…dizem que a famosa e sombria fortaleza é um dos locais mais mal assombrados do mundo! Se é verdade eu não sei, mas eu não ficaria lá de noite com os corvos não..rs

 Torre de Londres Atrações e Passeios em Londres

#13 Passeio de barco no Rio Tâmisa

Thames River Cruise atrações e passeios em londres
Crédito: http://www.virginexperiencedays.co.uk

Como dissemos lá no inicio, o ticket do Original London Sightseeing dá direito ao Thames River Cruise, um passeio de barco pelo Tâmisa! E ali pertinho da Torre de Londres, no Tower Pier, nós podíamos embarcar no catamarã e retornar à Westminster Bridge.

Achamos legal retornar dessa forma já que acabou sendo um jeito diferente de contemplar a cidade, relaxando  e observando a arquitetura às margens do Tâmisa. O rio de cor marrom é cruzado sucessivas vezes por grandes pontes. Nas suas margens algumas construções de arquitetura medieval se destacam em meio à obras mais modernas.

Mas um passeio de barco no Tâmisa pode ser totalmente dispensável se você não estiver utilizando o Original London Sightseeing. Nós o utilizamos porque tínhamos direito e principalmente porque estávamos cansados.  Este é um passeio lento e não muito legal no frio!

#14 SEA LIFE London Aquarium

Já eram quase 18h quando atracamos no Westminster Pier e então de volta ao século XXI aproveitamos para visitar o aquário de Londres que fica ao lado da London Eye! O aquário fechava as 19h então tivemos uma hora para passear pela atração, o que para nós, foi suficiente! Ficamos bem menos que isso….

Este é um passeio bom para as famílias acompanhadas com crianças e nós o classificamos como o pior passeio menos legal que fizemos.

Uma dica importante se você quiser fazer o London Dungeon, é melhor fazê-lo junto com o Aquário ou a London Eye devido à proximidade física dessas atrações. Lembre-se que nós adquirimos online o combo com ingressos para London Eye, London Dungeon, London Aquarium e Madame Taussouds. #ficaadica

#15 Oxford Street

Como só tínhamos dois dias inteiros em Londres, à noite seguimos frenéticos para a Oxford Street para fazer comprinhas nas inúmeras lojas de departamento! Não tem jeito, mulheres PRECISAM ir até a Oxford Street, mesmo que seja para ver vitrines! 🙂

A Oxford Street é uma avenida ENORME com mais de 200 lojas. O barato é visitar as grandes lojas de departamento como DEBENHAMS, John Lewis, Marks & Spencer , Selfridges, H&M e tantas outras. Muitas destas lojas funcionam até às 21h e algumas até às 22h.

Tínhamos pouco tempo antes que as lojas fechassem e só deu tempo de comprar casacos e acessórios para mudar o nosso visual antes de seguir para o musical O Fantasma da Ópera que começava às 19:30h.

#16 Her Majesty Theatre

Teatro Her Majesty

Se você está em Londres é bom aproveitar para terminar o dia assistindo a pelo menos um dos vários musicais em cartaz nos teatros de West End. Por lá é possível assistir muitos clássicos que você também encontra na Broadway. E tem para todos os gostos e idades, pode acreditar!

Os teatros de West End estão entre os melhores do mundo e muitos estão a curta distância da Oxford Street. O Her Majesty Theatre foi construído em 1897 e o musical O Fantasma da Ópera estreou neste teatro em 1986.

Sing-for-ME-phantom-of-the-opera-london-2012-30432934-800-533Nós escolhemos  O Fantasma da Ópera não apenas por ser provavelmente o mais famoso, mas pela história também nos remeter à idade medieval. As músicas e os cenários são sensacionais!

Recomendadíssimo mesmo para quem não entende inglês ou não conhece a história deste romance sombrio. São duas horas e meia de espetáculo e músicas marcantes!!

Para garantir o seu lugar, procure reservar pelo site. Nós reservamos com dois dias de antecedência  e já não havia muitos lugares!


Este post faz parte da série Inglaterra em quatro dias e meio. Continue lendo:

Parte 1: Uma tarde em Londres: para otimizar o dia, a noite não tem hora para acabar. 


Informações Úteis

Palácio de Westminster

Horários: Aos sábados das 9:20 até 16:30, em intervalos de 15 a 20 minutos. Ao longo da semana somente durante os recessos do parlamento.

Preços: adultos partir de 18 libras.Os tickets com audioguia em português podem ser adquiridos online e você já deve deixar seu horário agendado.

Tower Bridge Exhibition

Horários: diariamente de 09:30h às 17h no inverno e de 10h às 17:30h no verão.

Preços: variam conforme o pacote já que você pode combinar o ticket com uma subida ao Monumento em  Homenagem ao Grande Incêndio. Podem ser adquiridos online com desconto.

Tower of London

Horários: diariamente de 09h às 16:30h. Dom e seg abre às 10h.

Preços: adultos a partir de 23,10 libras.  Podem ser adquiridos online com desconto.  Audioguias em português disponíveis para aquisição com custo extra.

St. Pauls Cathedral – Tour

Horários: diariamente, a partir de 8:30h até as 16:30h. Exceto aos domingos. É preciso adquirir o ticket até às 16h.

Preços: adultos a partir de 15,50 libras. Tickets podem ser adquiridos online com desconto. Audioguias inclusos no preço e disponíveis em português.

Her Majesty Theatre – The Phantom of the Opera

Horários: De segunda a sábado às 19:30h. Matinês às quintas e sábados às 14:30h.

Preços: 25,99 libras.

Mapa com as atrações que visitamos em um dia

9 comentários em “City tour em Londres: uma viagem ao passado em um dia

  1. Adorei todas as dicas! Tenho uma grande vontade de conhecer Londres! Quem sabe nesse novo ano! hehe
    Ah, com certeza ia adorar conhecer o Dungeon! Não gosto de susto, mas sempre me meto nessas atrações haha
    adorei, adorei!!!! Beijos

    Curtir

  2. Achei o máximo este esquema do ônibus. Normalmente compramos de manhã e vale até a noite. Muito justo e bem pensado valer por 24 horas. Assim podemos começar depois do almoço e continuar na manhã seguinte.
    belo passeio apesar do clima.
    tati

    Curtir

  3. Uau, post super completo.
    Esse fim de semana em Roma também pegamos esse tipo de tour e quase congelamos, mas na parte de baixo mesmo. Brrrrr

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s