Onde ficar: Gramado ou Canela? Óh dúvida!

Hoje vamos falar de Canela! Não sei se já te disse, mas eu ADORO Canela. Tá certo que ela não é uma cidade tão bela e tão bem estruturada como Gramado, mas nem por isso é menos encantadora.

Há quem considere que Gramado e Canela são praticamente a mesma coisa, mas essas duas belas cidades são irmãs bem próximas, porém com algumas diferenças. São tão próximas que em nossa primeira viagem nos arriscamos a caminhar de Gramado até Canela pela avenida das Hortênsias. Uma caminhada de uns 6 km em que tivemos que ser resgatados no meio do percurso por esgotamento físico ( nós não somos adeptos das atividades físicas que demandam esforços )!

Voltando ao assunto que interessa, é muito comum as pessoas se questionarem onde é melhor se hospedar. Sinceramente eu não sei, rs.  Qualquer uma das cidades é uma excelente escolha e ninguém vai à Gramado sem ir a Canela ou vai a Canela sem ir a Gramado. As atrações turísticas de Gramado e Canela estão dispersas por toda esta região, o que complica um pouco o turismo a pé ou de bike (para os sedentários!). O que quero dizer é que a melhor forma de conhecer a região é mesmo alugando um carro.  Mas não desanime, mesmo sem carro você ainda pode recorrer com tranquilidade aos ônibus turísticos que servem a região ou aos táxis ( estes já não são tão tranquilos assim de conseguir ).

Atrações de Gramado e Canela Gramado outono

Atrações de Gramado e Canela Ruas de Gramado 2

Em termos de infraestrutura Gramado é melhor que Canela.  O trecho urbano e turístico da cidade é maior que o de Canela e até mais bonito. Existem centenas de lojas de todas as espécies e uma vasta oferta de restaurantes que fica até difícil escolher onde comer melhor.  Mais difícil ainda é escolher onde comer barato e rápido.  Além disso, podemos dizer que há vida noturna em Gramado com boa opções de bares, principalmente próximo à Rua Coberta e o Palácio dos Festivais.  Mas, e Canela?

A primeira vista, logo que chegamos em Canela, imaginamos que esta fosse uma pequena cidade sem muita coisa para fazer. Basicamente e bem a grosso modo mesmo, Canela é para o turista de primeira viagem uma bonita rua que se estende até uma praça onde uma Catedral linda em estilo gótico se impõe sobre a paisagem – a Catedral de Pedra. Mas Canela é muito mais que isso. A cidade é mais tranquila e super convidativa, especialmente para quem curte natureza e quer paz!  Canela convida para uma caminhada ou para um chocolate quente ano final da tarde. E esta impressão foi ainda maior no outono, quando a visitamos pela primeira vez e a encontramos incrivelmente bela e avermelhada.

Atrações de Gramado e Canela Catedral de Pedra Canela

Atrações de Gramado e Canela Canela outono

Por lá o comércio voltado para o turista é bom, porém não tão farto como em Gramado. Existem muitas lojinhas lindas vendendo souvenirs, roupas ( pense agasalhos!) e artigos de decoração para casa. Eu amo decoração e visitar as lojas de Canela pra mim já é um passeio e tanto. São diversas lojinhas com uma coisa mais linda que a outra. Tudo de muita qualidade e bom gosto, mas a um preço as vezes espantoso. Imagine que quando estivemos lá a primeira vez, nós estamos justamente decorando nosso primeiro apartamento…$$$$$!! E os souvenirs? Particularmente acho bem mais fácil comprá-los por lá do que em Gramado, mas pode ser apenas uma impressão. Ainda no quesito “comprinhas de viagem”, Canela não deixa  nada a desejar no artesanato local. Próximo a Casa do Artesão, algumas quadras antes da Catedral, funciona uma simpática feirinha com exposição de artesãs locais com muitos produtos confeccionados em tecidos, malharias e artigos para o lar.

Outra coisa bacana que nem todo mundo sabe é que uma boa parte das atrações da região de Gramado e Canela, fica na verdade nesta última cidade ou entre as duas, na avenida das Hortênsias.

Há quem diga que a hospedagem em Canela é mais conta e eu até desconfio que seja, mas confesso que essa tese eu ainda não comprovei. Na primeira vez que estivemos lá, nos hospedamos em Canela. Motivo: preço! Na época, em pleno outono, os preços por lá estavam bem mais em conta. Na segunda vez, optamos por Gramado. Próximo do Natal Luz, não vimos grandes diferenças nos preços. Nas duas cidades a rede hoteleira é excelente.   Finalmente saiba que se estiver hospedado em Canela, durante a semana, poderá ter alguma dificuldade em encontrar bares e restaurantes abertos a noite, já que por lá a vida noturna deixa um pouco mais a desejar.

Canela concentra um grande número de parques e sua maior atração ao meu ver é a natureza onde protagonizam bosques e florestas de araucárias, cachoeiras e corredeiras. Para quem gosta de parques florestais e atividades ao ar livre, como trilhas, tirolesas ou até mesmo piqueniques, Canela é uma tentação. Por lá também há uma grande variedade de parques temáticos que são um prato cheio para quem vai com a criançada, como o Vale dos Dinossauros e o Parque Temático da Florybal, uma importante marca de chocolate local.

O que fazer em Canela Bondinhos Aereos

Para aproveitar o melhor de Canela eu diria que é preciso dedicar pelo menos dois dias do seu roteiro, a menos que você não esteja interessado em explorar suas belezas naturais ou parques temáticos. Estes últimos, confesso, ainda não visitamos.  Pensando em Gramado eu proponho pelo menos três dias para curtir a cidade. Então no total, para aproveitar minimamente essa parte da Serra Gaúcha, planeje ao menos cinco dias.

Em termos de beleza e sofisticação nada se compara a caminhar pelas ruas incrivelmente floridas de Gramado. Tudo lá é charmoso, até o banheiro público. Mas no outono, confesso que Canela veste maravilhosamente bem a camisa da estação e a folhagem dos plátanos das suas ruas dão um show de cores, tornado este páreo bem duro!

Então, resumindo a ópera penso que escolher entre Gramado ou Canela é algo pouco relevante diante de tudo o que a região tem pra te oferecer! Siga seu bolso ou seu coração, o que você estiver mais acostumado, e viaje feliz!!

Já reservou seu hotel em Gramado ou Canela? Reserve aqui pelo Booking.com. Sem custo extra e você ainda ajuda a manter este site.


 

Leia também estes artigos sobre Gramado e Canela:

Onde ficar em Canela: Pousada Aldeia dos Sonhos

O que fazer em Canela: dois dias, onze atrações e muita natureza

Por que Gramado é o melhor destino turístico do Brasil?

Passeio no Vale dos Vinhedos com Maria Fumaça: o tour da Uva e Vinho por conta própria

Onde ficar em Gramado: Pousada Petit Provence


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s