Uma das coisas que mais nos encanta no velho continente é justamente a história que nos remete aos tempos medievais dos cavaleiros, das batalhas, dos reis e rainhas … e dos castelos. É quase impossível não romantizar esse período da história, mesmo para quem já leu livros o suficiente para perceber que a vida naquela época passava bem longe dos contos de fadas.
Apesar disso e por ser nossa lua de mel, foi um pouco neste espírito que elaboramos o nosso roteiro na Inglaterra, palco de importantes momentos da história da nossa civilização e palco também de muitos contos e mitos.
E durante a nossa caçada por alguns castelos medievais da Inglaterra acabamos descobrindo aquele que talvez seja um dos mais belos da Europa: o adorável Castelo de Leeds.
Este castelo está localizado no condado de Kent, a cerca de uma hora e meia de Londres. Nós fizemos um bate e volta a partir de Londres pela empresa Anderson Tours. O passeio dura um dia inteiro e incluiu uma parada em White Cliffs of Dover e outra na cidadezinha medieval Canterbury. Só que esses detalhes nós vamos deixar para outro dia, já que hoje vamos lhe apresentar a melhor parte deste day tour : o lindíssimo Castelo de Leeds.
Um pouco da história do Castelo de Leeds
Dizem que este castelo guarda uma história de quase 1000 anos. Durante este tempo ele já pertenceu a reis, rainhas e membros da nobreza. Imagine você que os reis costumavam presentear suas rainhas com essa humilde residência. Tanto é que a propriedade também é chamada pelos ingleses de Castelo das Rainhas.
Aclamado ao longo da história como um dos mais belos castelos do mundo, Leeds também foi destino de Lua de Mel do Rei Edward e da Rainha Margaret lá pro final do século 13. Mas assim como muitos castelos, Leeds também possui uma história sombria, tendo servido como prisão para algumas pessoas. A Rainha consorte da Inglaterra Joana de Navarra, a Duquesa da Glaucester e até mesmo a Rainha Elizabeth I ficaram um tempinho aprisionadas neste castelo, assim como muitos prisioneiros de guerra.
Durante a Dinastia Tudor o castelo transformou-se em um palácio real utilizado vez ou outra pelo Rei Henry VIII e sua primeira esposa, a Rainha Catherine de Aragon. (Agora joga no Google o nome dessa rapaziada toda …rs)
Ao longo dos anos este castelo foi ampliado, reconstruído e reformado como muitos dos castelo abertos à visitação.
Nos dias de hoje o Castelo de Leeds sedia eventos privados e governamentais, além de importantes conferências internacionais. Todavia sua última e mais longa proprietária , Lady Baillie, o deixou para a instituição privada de caridade – o Leeds Castle Foundation – cujo propósito é mantê-lo vivo em beneficio da população de forma perpétua. O castelo está aberto ao público desde 1976.
Chegamos no Castelo de Leeds pouco depois do almoço e já na entrada nos surpreendemos com a beleza dos campos verdes, dos córregos e do grande lago que aos poucos revelavam a magia daquele lugar.
Da entrada da propriedade até a os portões do castelo há uma pequena distância a ser caminhada, mas percorrer os jardins passando por rios e lagos em um dia ensolarado fez tudo parecer tão perfeito que a distância foi rapidamente esquecida. Mesmo após passados alguns longos minutos de caminhada com inevitáveis paradas para fotos, o castelo ao fundo ainda era pequeno e parecia flutuar sobre as águas do grande lago. Paramos para contemplar toda aquela beleza e foi naquele momento que percebi que aquele seria um dos lugares mais incríveis que eu poderia estar na vida.
Para chegar até o castelo há quem prefira percorrer a propriedade de trem. O trenzinho turístico poupa tempo e esforço, mas também poupa experiência e contemplação. No final da tarde, já correndo para encontrar nosso guia, acabaríamos pegando carona em um daqueles. Recentemente descobrimos que também é possível circular pela propriedade em um segway, o que me parece ser um ótima oportunidade para unir o útil e o agradável.
Chegando ao castelo ficamos completamente impressionados com aquela viagem no tempo que cada detalhe da arquitetura, dos portões às maçanetas, nos permitiam fantasiar. Para alcançar o portão principal atravessamos uma pequena ponte sobre o lago artificial. Parecia uma cena de filme. Logo chegamos a um grande campo verde e ao fundo estava a “fachada” do castelo, uma das áreas mais novas ( 200 anos ) de toda a construção se comparada às demais. Contornamos o castelo beirando o lago até finalmente acessar suas dependências. Entramos pela porta dos fundos…
No interior nem tudo está aberto aos visitantes. Vale lembrar que o castelo é até hoje utilizado para hospedagens e eventos. Apesar disso as dependências abertas já valem a visita. Muitos cômodos estão representados com mobília e decoração da época. Há uma seção onde podemos conhecer , através de pinturas, alguns dos notáveis que já habitaram o castelo, dentre eles, as muitas rainhas como citei lá em cima.
Em meia hora terminamos nossa visita ao interior do castelo e saímos pela porta da frente. Mas o passeio até o Castelo de Leeds não se resume ao seu interior. Seguimos novamente contornando o lago, acompanhando o fluxo de pessoas. Havia bastante gente. Em sua maioria famílias inglesas com crianças pequenas, o que nos fez pensar que aquele deve ser um passeio popular na Inglaterra.
A noroeste do castelo encontramos os jardins, belíssimos como todo o resto da propriedade. Uma das partes mais bacanas do passeio foi o labirinto verde. Para quem resolve se aventurar, o objetivo é se perder alcançar uma gruta mística localizada no centro do labirinto e depois encontrar o caminho de volta. Eu particularmente adoro esses labirintos! Não sei o porquê, mas eles sempre despertam uma criança dentro de mim e me fazem lembrar a infância e os filmes de fantasia que assistia nos anos 80. 🙂
Próximo ao labirinto existem dois playgrounds infantis, um aviário e também um restaurante. Logo ficou explicado o motivo de tanta gente com crianças se dirigindo para lá.
O Castelo de Leeds oferece alguns atrativos sazonais aos visitantes como apresentação e interação com falcões, passeio de jangada em torno do castelo e um apresentação que recria a batalha de Agincourt. (#boiei) Infelizmente nós não pudemos experimentar estas atrações, mas ficou claro que o Castelo de Leeds tem muito a oferecer aos visitantes, que certamente não irão se arrepender de tê-lo visitado.
Batalha de Agincourt: Esta é uma das famosas batalhas que aconteceram durante a Guerra dos Cem anos em que a França foi terrivelmente derrotada pela Inglaterra do Rei Henry V e viu milhares dos seus nobres serem massacrados apesar da supremacia do seu exercito em relação ao inglês, bem menor e menos qualificado.
Para curtir o Castelo de Leeds é necessário pelo menos uma manhã ou tarde. Consulte o site para obter a programação sazonal.
Informações úteis
Como chegar:
Para chegar ao castelo por conta própria acesse o site http://www.leeds-castle.com/Visit/Directions e obtenha informações detalhadas sobre a rota.
O bate e volta de Londres é muito bom e costuma incluir outras paradas em cidades medievais. Nós o fizemos pela Andersons Tours e o recomendamos pela qualidade do serviço e flexibilidade. Não são aqueles guias que andam junto com o grupo. Foi uma ótima opção de transporte e durante a viagem eles vão contando a história dos lugares. Ao descer da van, ficamos por conta própria.
Valores:
A visitação ao Castelo de Leeds custa em torno de 20 libras.
Horário de funcionamento:
O castelo abre diariamente a partir das 10:30 da manhã.
Você poderá se interessar também por estes artigos:
City tour em Londres: uma viagem ao passado em um dia
Inglaterra em quatro dias e meio
Um dia em Londres: museus, parques e clássicos da coroa britânica
Acredita que foi um dos lugares que não passei lá??? Olhar seu post me deixou super arrependida e com vontade de voar para lá e já conhecer essa região. Bjocas
CurtirCurtido por 1 pessoa
Então é mais um motivo pra vc voltar!!! Rs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que deslumbrante, cenário de filme mesmo, fiquei impressionada com os gramados impecáveis, o lago misterioso e o castelo tão bem cuidado, sem falar das belíssimas fotos. Parabéns, post maravilhoso.
CurtirCurtir
Que roteiro lindo para uma lua de mel. Adorei!
CurtirCurtir
É permitido chorar??? Queria MUITO ter feito este passeio. Este roteiro deve ter sido maravilhoso! MInha irmã conheceu este castelo e disse que foi um dos lugares que ela mais gostou em toda viagem!!! Mas tenho fé que ainda voltarei para a Inglaterra!!! Lindas fotos, by the way!!!
CurtirCurtir
Chora não! : p. Um dia vc irá visitá-lo!!
CurtirCurtir
Também adoro a Europa por sua história… E também adoro castelos!!! Eu já tinha ouvido falar do Castelo de Leeds, e até quis conhecer quando fui pra Inglaterra, mas acabei ficando só em Londres… agora estou com ainda mais vontade de visitá-lo… Parece um lugar realmente incrível!!
CurtirCurtir
Não deixe de visitá-lo da próxima vez!! Bjs!
CurtirCurtir
Nossa, que coisa mais linda! Eu nunca vi um castelo desse porte pessoalmente, deve ser emocionante! E a quantidade de cadeiras na mesa? Parece filme! E interessante – e assustadora – a história da prisão! Bjs!
CurtirCurtir
Esse tb foi meu primeiro castelo! Rs…
CurtirCurtir
adoro seus posts com história !!!!! castelos são encantadores né!?!? fico sempre comentando com o meu filho mais velho sobre como as pessoas moravam, viviam, comiam em épocas passadas.
beijocas
Li
CurtirCurtir
Ah sim, são encantadores! O mais legal de escrever estes posts é pesquisar mais a fundo os lugares visitados!! Bjs!
CurtirCurtir
Babando e desejando! Ai dona libra, colabora… Riso!
CurtirCurtir
Nossa, que lindo ! Só conheço Londres e é bom saber das possibilidades de bate e volta. Lindas fotos, lugar fantástico, ótimo post.
CurtirCurtir
Maravilhoso! Eu amo viver a história nestes castelos medievais, pisar onde reis de outrora pisaram. Amo! Ainda não conheci o castelo de Leeds, mas me deixou com água na boca.
Beijos
CurtirCurtir
Que bom que gostou!! É realmente encantador!!Beijos!
CurtirCurtir