Para chegar a Gramad0 a partir de Porto Alegre, o melhor a fazer é pegar a Rota Romântica de carro. Dirigir com calma por esta rota cuja estrada é margeada ora por lindos plátanos, ora por hortênsias, ora por bucólicas casas em estilo alemão já é parte do passeio. No caminho até Gramado, você irá cruzar algumas cidades que formam a Rota Romântica e, para nós, Nova Petrópolis é a melhor delas. Para ser sincera parar em Nova Petrópolis não é suficiente, o ideal é passar dia inteiro por lá.
De Porto Alegre até Gramado pela Rota Romântica você vai levar cerca de duas horas para percorrer os 145 km pela BR 116. Este não é o caminho mais rápido para a cidade, mas sem dúvida é o melhor caminho. A rota é bem sinalizada, sendo possível se guiar apenas pelas placas. Mas se você for um viciado em Waze, vale conferir as opções de rotas antes de optar pela mais curta para ele não te desviar da Rota Romântica.

Mas então o que fazer em Nova Petrópolis?
Para além da arquitetura em estilo alemão das casas e galerias comerciais, o centrinho de Nova Petrópolis, por onde você irá passar a caminho de Gramado, é excepcionalmente florido tornando a parada para fotos irresistível. Mas como nem tudo são flores em Nova Petrópolis, listamos aqui seis coisas que adoramos fazer e que recomendamos para um roteiro de um dia em Nova Petrópolis.
1.Visite a Praça das Flores para tirar as mais coloridas fotografias
O verdadeiro nome da Praça das Flores é Praça da República. Ela está situada bem no centro da cidade, ao lado da Rua Coberta e se destaca pelo tapete de flores coloridas que a decora. Nas duas vezes que visitamos a cidade, o nosso ponto de partida foi esta praça. Aproveite a beleza do lugar e tire muitas fotos com calma.
2. Brinque como criança no Labirinto Verde
Caminhando praça adentro, você vai se deparar com um pequeno Labirinto Verde. E se brincar é para qualquer idade, a boa é relaxar e permitir se perder no labirinto redondo. Quando chegar ao centro, aproveite para tirar mais fotos no alto do deck e tente novamente achar a saída do labirinto.
3. Compre souvenirs na Casa do Artesão
Qualquer turista que se preze precisa comprar souvenirs, e eu particularmente adoro! A Casa do Artesão tem ótimas opções para este tipo de comprinha. Ao redor do Labirinto Verde também existem alguns quiosques vendendo artesanatos locais.
4. Go Shopping! Siga em frente pela avenida principal e pechinche agasalhos
Nova Petrópolis é um ótimo polo para compras de malhas e artigos de couro. Mas não compre logo na primeira loja. Aproveite para conhecer as galerias e pesquise bem os preços. Na volta para o seu carro, pare nas malharias que mais gostou e complete a sua bagagem de inverno com suéteres, jaquetas, luvas, meias e gorros. Assim você resiste melhor às tentações de Gramado, já que por lá as roupas de frio podem ser mais caras que em Nova Petrópolis.
5. Viaje de volta ao passado dos imigrantes alemães no Parque Aldeia do Imigrante
De longe o melhor passeio de Nova Petrópolis. Reserve por volta de duas horas do seu dia para conhecer o parque que retrata, como o nome diz, uma aldeia de imigrantes. O Parque tem uma enorme área verde com vegetação nativa, lagos com pedalinho, feirinha de artesanato e o mais bacana, a aldeia histórica que é um museu vivo.
A aldeia histórica vai te levar de volta a algum período entre 1870 e 1910. Você vai caminhar e visitar construções centenárias que foram reconstruídas no terreno do parque para retratar uma aldeia de imigrantes tal como era no passado. Por lá você pode visitar algumas casas, a escola, a capela, a ferraria e até uma réplica do cemitério da época. Aproveite para conhecer o Museu Histórico Municipal que contém um acervo interessante de roupas típicas da época e visite também o restaurante local para provar as deliciosas e cheirosas cucas alemãs dentre outras delicias, como pães, bolos e doces.
No caminho até a saída você pode querer parar para tomar um chopp alemão no Jardim da Cerveja. Mas fique ligado no horário de funcionamento do parque. Ele fecha às 17:30, mas a aldeia histórica fecha antes disso! Convém chegar antes das 16h para curtir o local. E o melhor disso tudo é que o ingresso é baratinho, custa apenas R$5,00!
6. Deguste cervejas artesanais na saída da cidade
Depois de deixar a Aldeia do Imigrante, retorne pela mesma avenida para finalizar suas comprinhas, pegue o carro e dirija rumo a Gramado. No caminho, fique de olho na Cervejaria Edelbrau no lado direito da estrada. Faça uma parada para degustar e comprar cervejas artesanais e aproveite para conhecer um pouco mais sobre a sua fabricação. A degustação é gratuita! Leia mais sobre a Edelbrau neste post.
E aí, convencido de que esta é uma parada estratégica a caminho de Gramado?
Você também poderá se interessar por estes artigos:
Snowland, vale a pena conhecer o parque de neve de Gramado?
O que fazer em Canela: dois dias, onze atrações e muita natureza
Passeio no Vale dos Vinhedos com Maria Fumaça: o tour da Uva e Vinho por conta própria
Leia mais sobre Nova Petrópolis em: http://www.novapetropolis.rs.gov.br/
Já reservou o seu carro para esta viagem?
2 comentários em “Nova Petrópolis: uma parada estratégica a caminho de Gramado”