Escape Games no Rio de Janeiro: nos trancamos no Escape 60!

img_0462

Finalmente tivemos a oportunidade e a coragem de experimentar um escape game. Não é de hoje que já venho notando a popularidade desse tipo de atração nas grandes cidades mundo afora, vide avaliações do tripadvisor. Apesar da curiosidade que sempre nos despertaram, nunca os colocamos nos nossos roteiros por puro desconhecimento e por imaginar que o idioma local poderia ser um dificultador. Pois bem, recentemente descobrimos que os escape games já chegaram no nosso país e esta semana visitamos o Escape 60, no Rio de Janeiro.

O Escape 60 já tem 9 filiais, localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas e Ceará. Aqui no Rio são duas: uma na Barra da Tijuca e a outra em Copacabana. Visitamos esta última!

Para quem não sabe o que são os escape games, ou jogos de escape, nós podemos resumi-lo como sendo um jogo de equipes que são trancadas em uma sala e precisam desvendar enigmas para conseguir sair de lá, tudo isso com o tic-tac do relógio em contagem regressiva.

O Escape 60 de Copacabana está com cinco salas temáticas pra você escolher: o corredor da morte, escape kitchen, operação resgate, uncharted  e o lar das crianças peculiares, que foi a sala na qual fomos trancados no último feriado de finados.

O Lar das Crianças Peculiares é inspirada no filme homônimo do diretor Tim Burton. Olha a sinopse aí, extraída do AdoroCinema:

Após a estranha morte de seu avô, o jovem Jake parte com seu pai para o País de Gales. Lá ele pretende encontrar a srta. Peregrine, atendendo ao último pedido do avô, que lhe disse que “ela contará tudo”. Só que, ao chegar, descobre que o local onde ela viveria é uma mansão em ruínas, que foi atingida por um míssil durante a Segunda Guerra Mundial. Ao investigar a área, Jake descobre que lá há uma fenda temporal, onde a srta. Peregrine vive e protege várias crianças dotadas de poderes especiais.

Antes de começarmos o jogo, recebemos algumas instruções e fomos orientados a deixar todos os nossos pertences em um armário.

Em seguida fomos trancados em uma sala totalmente decorada como se estivéssemos, provavelmente, em um dos ambientes do orfanato da Srta Peregrine ( estou supondo isso pois não vi este filme…ainda!). O relógio iniciou a contagem regressiva de 60 minutos para que descobríssemos todas as pistas e desvendássemos os enigmas que nos levariam até a saída. Gente, muito tenso!

Nós éramos uma equipe de oito pessoas, blogueiros aqui do RJ, e demos duro para conseguir sair da sala. Lá dentro você precisa explorar cada cantinho, cada objeto para encontrar as pistas e os enigmas. Algumas coisas impensáveis precisam ser pensadas e uma sala pode levar a outra, que leva a outra, mesmo que você não saiba onde fica a porta! #spoiler!!!

O trabalho em equipe foi fundamental e depois de muito bater cabeça, e de algumas dicas oferecidas por uma voz que se comunica eventualmente conosco, conseguimos destrancar a sala faltando 35 segundos para acabar o tempo!

Não dá pra contar muito detalhe sobre como foi a experiência, primeiro para não revelar  os mistérios pra você que ainda vai jogar e, segundo, porque eu própria não me lembro de como solucionamos a maior parte deles…rs. Talvez porque eu própria não tenha resolvido nenhum…Sério, o negócio é punk! Exige calma, concentração, muito raciocínio lógico e atenção, no caso dessa sala, ao vídeo com o trailer do filme que é exibido assim que a porta se fecha! #spoiler de novo!!!! Sorry!! Ainda bem que esta sala só vai até o dia 20 desse mês! Mas se você visitá-la, a minha principal dica é “presta atenção no filme e não na decoração da sala enquanto ele é exibido!”

Para jogar não tem idade mínima e não é necessária nenhuma habilidade especial ( aham…). Para cada game a equipe deve ter no mínimo 4 pessoas. O número máximo pode variar, mas no Lar das Crianças Peculiares é de 8 pessoas! Se você é do tipo que trabalha melhor sozinho ou em grupos menores, não tem problema não! Quer dizer, o problema vai ser do seu bolso, já que terás que pagar por 4 vagas, que é o mínimo.

Para jogar é necessário fazer o agendamento pelo site do Escape 60. No site você escolhe o game, seleciona a quantidade de participantes e reserva o seu horário. O Escape 60 funciona todos os dias a partir das 9h10 da manhã. Os últimos horários para jogar são por volta das 21h.

Em Copacabana ele está dentro do Shopping Cassino Atlântico, pertinho da praia e do Clube dos Marimbás. Não se acanhe não se você reservar o jogo em um dia ou horário em que o shopping estiver fechado, basta cumprimentar o portão e dizer que vai no escape, que ele se abrirá….rs..brincadeirinha, o segurança fica escondidinho dentro do shopping e irá abri-lo pra você!

Nem preciso dizer para vocês que nós adoramos a experiência, né? Eu já estou aqui me programando para testar minhas habilidades, ou a falta delas, em outra sala e em breve, te conto como foi!

thumb_img_4971_1024

img_0464


Leia também a resenha dos outros blogs da minha equipe, a quem agradeço por ter solucionado todos os enigmas por mim ;):

Blog Lolepocket – Escape 60′ | 1 hora para resolver o enigma e sair da sala: você consegue?

Blog Kari Desbrava – Minha experiência no Escape 60

Blog Mariana Viaja – Escape60: enigmas, corrida contra o tempo e diversão no jogo interativo

Blog As Viagens de Trintrim – Escape 60` em Copacabana


 

O blog Asas Pra Que Te Quero visitou o Escape 60 com as blogueiras que integram o @deviagememviagem. do qual fazemos parte   Em nome do grupo agradecemos as cortesias.  Informamos que nosso relato representa a nossa experiência pessoal.

13 comentários em “Escape Games no Rio de Janeiro: nos trancamos no Escape 60!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s