Voando com a Air Canada

Voando com a Air Canada 

 

voando air canada
Voando Air Canada. Créditos: aircanada.com

No post anterior nós falamos que pegamos uma baita promoção na Air Canada e compramos nove trechos aéreos para a nossa jornada de 20 dias pelo Canadá e uma esticadinha até Nova York.

Nosso relacionamento com a Air Canada teve altos e baixos, mas no final o cupido acertou em cheio os nossos corações. E é sobre isso que esse post trata!

Planejando a viagem…

Viajar para o Canadá não é nada barato, confesso. Para conseguir realizar o sonho de pisar nos papeis de parede canadenses, ver ursos, baleias e aurora boreal, foi preciso muito planejamento. Planejei tanto que cheguei a me cansar de uma das coisas que mais gosto de fazer, que é organizar as nossas viagens.

Definimos que viajaríamos no final de setembro. Não por acaso. É que eu queria muito visitar o Canadá no outono para ver as árvores coloridas. Mas para isso, era preciso chegar nas montanhas rochosas canadenses no mais tardar até a primeira semana de outubro, pois em meados desse mês muitas estradas e atrações começam a fechar, assim como o tempo, já que a neve começa a colorir as montanhas de branco. 

Portanto, um anos antes já estávamos monitorando os preços das passagens. Neste período, voar Air Canada sempre se apresentava como a opção mais econômica e tentadora. Ainda no final do ano passado, logo que abriram as vendas para setembro deste ano, os preços caíram bastante, mas não tínhamos ainda como assumir o custo. Esperamos, e os preços voltaram a aumentar. Permaneceram assim até fevereiro, quando de novo tiveram uma queda vertiginosa e assim permaneceram por quase duas semanas, com eventuais aumentos ligeiros. Compramos! 

Nós monitoramos as passagens pelo voo direto São Paulo – Toronto através do Skyscanner que vira e mexe nos disparava um e-mail sinalizando a queda ou o aumento dos preços. No entanto como seriam vários trechos, sempre que o valor caia pelo Skyscanner, corríamos para o site da Decolar para simular. Na hora de comprar, ligamos diretamente para a Air Canada já com os dias e números dos voos em mãos e conseguimos um preço ainda melhor.

Comprando as passagens…

 

 “A compra com a Air Canada Brasil é pelo telefone mesmo.”

O atendimento da Air Canada Brasil é 10.  O atendente, muito solicito, fez várias simulações de dias e horários até chegarmos a um conjunto ideal. 

Fizemos a compra pelo telefone mesmo. Eu sei que este é um procedimento que dá medinho, afinal tivemos que passar todos os dados dos nossos cartões e encaminhar um formulário de autorização de débito por e-mail.O pagamento é pelo cartão de crédito e pode ser parcelado em algumas vezes.

Atualmente não há mais voos diretos do Rio para o Canadá e eles implementaram essa mudança após termos comprado nossas passagens. Por isso fomos rapidamente realocados em voos da TAM, um mês antes do embarque.

Importante na hora de adquirir suas passagens é ter atenção ao passar o seu nome para o atendente da Air Canada. O nome no cartão de embarque deve ser exatamente como consta no passaporte. Percebemos que nossos middle names ficaram ocultos nos bilhetes e, diferente do meu cunhado que teve o nome completo identificado, nós tivemos problemas nos check ins automáticos em alguns aeroportos do Canadá.

 

Agora sim…voando air canada…

img_3344

 “A Air Canada oferece wi fi gratuito por 15 minutos.”

Voar pela Air Canada é nada demais…mesmo. A aeronave que faz o trecho São Paulo – Toronto não é das mais novas e nem das maiores. O serviço de entretenimento a bordo é fraco, com poucas opções legendadas em português. Já o serviço de bordo, no trecho internacional, é bom.

Por outro lado, nos voos domésticos canadenses e no trecho para os Estados Unidos, encontramos aeronaves mais modernas, inclusive com mais opções de legendados em português.

Uma coisa bacana é que a  Air Canada oferece wi fi a bordo gratuito durante o voo por 15 minutos, no território canadense. Depois disso você precisa adquirir um dos pacotes oferecidos online. Daí você logo pensa ” vou usar 15 minutos em cada um dos meus voos”, só que não! São 15 minutos somente no primeiro voo, depois não tem mais cortesia pra você!

E finalmente, um ponto que abalou nosso relacionamento: em todos os voos dentro do Canadá e no trecho para os Estados Unidos, o serviço de bordo era pago!! Isso mesmo, de graça só água e suco…E aqui a gente reclamando da GOL…

 

Facilidade nos aeroportos…

 “O estilo de voar canadense é o self-service”

Se por um lado nosso embarque em alguns aeroportos foi conturbado e atrasado, por outro, ficamos impressionados com o estilo canadense de voar. Por lá, predomina o self service: nos totens dos aeroportos você não apenas faz o check in, mas também imprime e etiqueta as suas próprias bagagens a serem despachadas. No aeroporto de Vancouver, nós mesmos colocamos nossas bagagem na esteira que só funciona se a mala estiver dentro do peso máximo que é 23 kg. Não tem conversa, não tem jeitinho brasileiro; se estiver fora do peso, se vira, reorganiza a bagagem e toca a vida filhote.

Um ponto bacana no nosso longo e exaustivo voo de ida é que despachamos nossas malas no Rio e só as vimos novamente em Toronto, onde passageiros em conexão precisam retirar as malas e recolocá-las em uma esteira especifica para a conexão. A dor da separação no aeroporto do Galeão foi difícil em um primeiro momento… 

 

Alguns contratempos…

 

 “Respeito ao consumidor a gente viu por aqui!”

Nem tudo são flores nos voos, nem no primeiro mundo…Tivemos pequenos aborrecimentos durante esta relação.

#1 No voo de Calgary para Toronto, uma de nossas malas ficou para trás. Preterida por qualquer razão, embarcou no voo que partiu após o nosso. Pode isso Arnaldo?????

Assim que demos falta deste membro da nossa família, nos queixamos no balcão e o pessoal da companhia a localizou em segundos. Nos ofereceram entregar a mala no hotel, mas nós não poderíamos jamais abandonar a nossa mala. Gente, isso me causa um sofrimento terrível..rs. Meu pesadelo de viagem é ter a mala extraviada!! Aproveitamos para lanchar no aeroporto e aguardamos o seu desembarque.

#2 Nosso voo  Toronto para NY atrasou mais de uma hora porque a Air Canadá não conseguia encontrar um grupo de idosos com necessidades especiais para embarcar. Por um lado, é um cuidado bem legal, né? Eles só iniciaram o embarque depois que localizaram os quatro velhinhos de bengala e os levaram até a aeronave…

#3 Chegando em São Paulo, no nosso retorno, minha bagagem ( logo a minha!!) foi gravemente lesionada: um corte enorme em sua superfície rígida!!  To até hoje tentando imaginar como isso aconteceu…

Na mesma hora, antes mesmo de deixar o saguão onde ficam as esteiras de bagagem, fomos ao balcão da Air Canada para reportar o ocorrido. Mostrei a mala e forneci alguns dados da marca, valor e idade da minha malinha. Me deram um número de protocolo junto a um formulário a ser preenchido e enviado por e-mail. Desconfiei e de cara pensei “vai rolar um juizado” para desenrolar esse conserto…

Uma semana depois, já sem o formulário em mãos, fiz contato pelo e-mail informado o protocolo, os danos, o valor pago pela mala (que acabava de completar dois aninhos), anexei cópias do cartão de embarque , do passaporte e fotos do crime cometido contra a mala. 

Pasmem: em quinze dias, sem qualquer burocracia ou gasto de energia, a Air Canada depositou em minha conta o valor que declarei pela mala! Foram apenas dois e-mails trocados e nada mais.

Atendimento de primeiro mundo e respeito ao consumidor, a gente viu por aqui!! Na próxima vez que eu voltar, quero voar pela Air Canada, de novo!  😉 

 img_0239


Dicas úteis sobre bagagem danificada pela Air Canada 

  • Reporte imediatamente qualquer dano à equipe da Air Canadá, antes de deixar o aeroporto
  • Fotografe os danos na bagagem ainda etiquetada
  • Anote o número do DPR que identifica o seu relatório de bagagem danificada
  • Você tem o prazo de 60 dias para solicitar o reparo ou reembolso pelo e-mal: baggages.brazil@aircanada.ca
 Informamos que não temos qualquer parceria com a empresa Air Canada. Este relato reflete apenas a nossa experiência, que no final foi extremamente positiva!

 

2 comentários em “Voando com a Air Canada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s