Passeio de barco em Paraty: a bordo do Netuno II

dscn4750

mapa-parati_praias
Fonte: mapasblog

A baía de Paraty possui aproximadamente 60 praias e ilhas de água calma e esverdeada. Muitas delas preservam características selvagens e algumas só são acessíveis por meio de trilhas e barcos. Por esta razão o passeio mais popular em Paraty – e o mais recomendado – é a escuna que leva os visitantes para ilhas e praias mais remotas.

Geralmente para curtir o passeio de barco você deve se dirigir ao Cais de Paraty, em frente a Igreja de Santa Rita. A cidade tem dezenas de opções de barcos, desde escunas à lanchas, ofertando esse tipo de passeio.

A nossa última viagem para Paraty foi a press trip do coletivo De Viagem em Viagem, organizada pela Paraty CVB. Essa foi a  primeira vez que fizemos o passeio de escuna coletivo e quem nos levou foi a Paraty Tours.

Os passeios de barco geralmente partem de manhã e as agências disponibilizam alguns horários, e como são muitos barcos, arrisco a dizer que não irá faltar uma opção para você.

Como reservar o passeio de barco em Paraty

Recentemente a prefeitura implementou um sistema que garante maior segurança pra gente: o Tiquete Paraty. Por meio desse sistema, você precisa adquirir o seu tíquete em um dos pontos de venda espalhados pela cidade. São muitos! Basicamente essas lojas são as agências de turismo local ou os próprios representantes das embarcações comerciais. A maioria das lojas abre cedo e funciona até às 21h.  A Paraty Tours é uma delas. Você  escolhe o seu passeio, considerando o tipo de embarcação, o horário e o roteiro que deseja.  Depois, no momento do embarque é preciso apresentar o seu bilhete nas catracas recém instaladas na entrada do Cais, onde as embarcações já estão ancoradas.

A Tiquete Paraty tem uma plataforma online que disponibiliza todo o tipo de informação para os passeios de barco credenciados em Paraty, tais como: valores, horários e roteiros de cada barco, dentre outras. Na plataforma você também encontra a relação de embarcações privadas com os dados de contato para negociar diretamente com o barqueiro.

Particularmente achei o sistema bastante interessante porque garante que essas embarcações estão legalizadas. Para comprar o bilhete é necessário informar seus dados pessoais e apresentar identificação. Há também uma taxa de embarque (R$3,00), paga por nós, que retorna para manutenção do cais e do próprio sistema.

Os passeios privativos continuam existindo e você pode negociá-lo diretamente com os barqueiros, por ali mesmo. Foi essa modalidade que adotamos em nossa primeira visita a Paraty.

Nós realizamos o passeio de barco das 11h com a Paraty Tours. Eles oferecem três opções de horários e diferentes tipos de embarcação, com saídas diárias pela manhã.

img_0933

A bordo do Netuno II

Ficamos encantados com infraestrutura a bordo. Já fizemos quase todos os passeios de escuna do litoral do Rio de Janeiro e essa embarcação foi a melhor.

Além de nova e bem decorada, ela é confortável e tem um ótimo serviço de bordo. A escuna da Paraty Tours tem deck duplo, um futton enorme e maravilhoso, espreguiçadeiras no segundo deck e até mesmo mesinhas, como se fosse um bar.

O restaurante serve petiscos e almoço, que precisa ser solicitado antes mesmos de deixarmos o cais. Não são muitas as opções do cardápio e também não são muito baratas, mas achamos justo e saboroso. Nosso almoço foi servido por volta das 14h, porém o petisco que pedimos saiu antes.

Durante todo o passeio, os dois fotógrafos profissionais da Paraty Tours fizeram ensaios com o pessoal, tanto a bordo como nas praias. Mas eles não fazem fotos subaquáticas. Ao final você pode comprar as fotos, se quiser.

O passeio durou aproximadamente cinco horas e teve quatro paradas para mergulho. Em cada parada ficamos cerca de 40 minutos.

passeio-de-barco-paraty-1
Interior do Netuno II

O roteiro do passeio de barco em Paraty

Nossa primeiro ponto de mergulho foi na Praia Vermelha. Uma praia calmíssima de areia amarelada e extensa.

Caminhamos até o final da orla onde encontramos um trecho semelhante a uma piscina natural, longe dos demais turistas. Esse é o lado ruim menos legal,  junto com você chegam algumas dezenas de outras pessoas e a gente bem que fica com a vontade de ter a praia só para nós!

passeio-de-barco-paraty-5
Praia Vermelha

Na sequência descemos na Ilha Comprida. Assim que chegamos só havia uma outra embarcação, então estava bem mais vazio. Nesse ponto vale colocar o snorkel para ver os peixinhos coloridos típicos dos nossos corais, embora a profundidade não tenha nos permitido ver o assoalho do mar.

Durante todo esse itinerário, nós não vimos corais e nem muitos peixinhos coloridos, exceto nesta ilha,  e mesmo assim, somente abaixo do casco do Netuno II. Por isso acho que nem vale tanto a pena, nesse roteiro, alugar o snorkel. Eu sempre levo o meu e quase não o usei.

DCIM102GOPRO

DCIM102GOPRO

A terceira parada foi a mais bela, mas foi ofuscada pela fome. A tripulação serviu o almoço para todos os que tinha previamente reservado, e mesmo diante daquela piscina natural e cristalina, não vi ninguém mergulhar na Lagoa Azul. Pensei várias vezes em aproveitar todo aquele espaço só para mim, mas me esparramei no futton junto com o pessoal. Alguns já estavam roncando… Confesso que me arrependi!

passeio-de-barco-paraty-3
A bela Lagoa Azul. Me arrependi de não ter me juntado ao cidadão da foto…

Navegamos para a última e quarta parada, a Praia da Lula:  uma pequena enseada ocupada por uma casinha de alguém que tem muita sorte por ter aquele pedaço de mundo! Talvez por ser menor que a Praia Vermelha, tive a impressão que estava lotada ( entenda que o conceito de lotado aqui é relativizado! ).

A água me pareceu mais gelada também. Dessa vez ao invés de dar o duplo mortal carpado no mar, peguei o bote da Netuno II que me deixou na areia.

A escuna geralmente atraca em pontos com considerável profundidade. Mas quem desejar ir até a faixa de areia das praias da Lula e Vermelha pode pegar o bote de apoio. Se você quiser ficar em volta do barco, eles disponibilizam coletes e macarrões.

passeio-de-barco-paraty-4
Praia da Lula. To querendo essa casa!

Na volta para terra firme, bateu aquele cansaço mega master e eu só pensava em me esticar na rede da pousada. Mas é legal resistir, pelo menos no final, para poder observar a “fachada” histórica da cidade de Paraty e toda o seu charme colonial, na medida em que a embarcação se aproxima do Cais.

roteiro-final-de-semana-paraty-4
Quando o barco vai se aproximando do cais, vale ficar de olho na costa!

Leia mais sobre Paraty:

Roteiro | Final de semana em Paraty

Acompanhe nosso blog pelas redes sociais:

=> Siga no Instagram

=> Curta a página no Facebook


presstrip-paratyAgradecimento especial à Paraty CVB (Paraty Convention & Visitors Bureau), organizadora da nossa última viagem à Paraty, e também, aos patrocinadores pelas cortesias e aos parceiros pelo kit DeViagemEmParaty.

Nessa press trip, viajamos com nossos amigos do De Viagem em Viagem. Confira também o que eles têm a dizer sobre Paraty:

Despachadas :: Mariana Viaja :: FourTrip :: Viajando Por Aí :: Kari Desbrava :: Lolepocket :: Uma Senhora Viagem :: As Viagens de Trintim :: Freitas para o Mundo :: Por Aí com os Pires :: Malas e Malinhas

Informamos que nosso relato reflete exclusivamente a nossa experiência pessoal.


18 comentários sobre “Passeio de barco em Paraty: a bordo do Netuno II

  1. Olááá! Que passeio gostoso pela Baía de Paraty. Eu que não gostei dessa cidade (nas três vezes em que fui), mas, ao ler o post, fiquei com vontade de voltar só para fazer o passeio e, quem sabe, mudar minha imagem…
    Abraços
    Carolina

    Curtir

  2. Paraty é encantadora e é sempre bom quando descobrimos novidades sobre o destino. Não conhecíamos ainda o Netuno II e já está na lista para a próxima ida a cidade. Ótima dica.

    Curtir

  3. Fui para Paraty em 2001 e me apaixonei pela cidade! A cor da água é incrível e a as suas fotos estão lindas!
    Acho que fizemos um passeio de barco parecido, mas nunca vou lembrar do nome, ehehehe!
    Um abraço!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s