Road trip pelas Rochosas Canadenses: tudo sobre a Icefields Parkway
Icefileds Parkway…Quando eu li sobre esta estrada pela primeira vez ela quase virou uma obsessão. Uma estrada linda que atravessa florestas densas de pinheiros, nos quais se escondem os lagos mais azul-turquesa desse planeta ( Exagerada?! Talvez, mas nem assim você tem a ideia da beleza desse pedaço de mundo) . Para o cenário ficar ainda mais surreal ainda tem as incontáveis cadeias de montanhas escarpadas com seus cumes nevados.

Dirigir pela Icefields é algo que todo motorista, e viajante, e amante da natureza, e aventureiro, deveria fazer ao menos uma vez na vida. E a nossa viagem ao Canadá foi toda concebida em torno dessa magnífica Highway que serpenteia as montanhas rochosas canadenses. Portanto, para nós, não importava a direção, muito menos o tempo, nosso destino era vagar e explorar a Icefields e suas adjacências.
A Icefields Parkway é o apelido carinhosa da Highway 93 – estrada que conecta os Parques Nacionais de Banff e de Jasper, na província de Alberta. São 235 km de puro prazer em dirigir.
A estrada leva esse nome porque ao longo de toda a sua extensão ela é margeada por uma centena de glaciais, cachoeiras, corredeiras e lagos de um azul de doer os olhos. Por todo o percurso há dezenas de locais para encostar o carro e apreciar a paisagem, ou iniciar uma trilha. Uma jornada, que para ser completa, não dura menos de um dia.


Por onde iniciar o roteiro nas rochosas canadenses

Essa foi frequentemente a nossa dúvida mais comum no início do planejamento dessa road trip. Mas de verdade, por onde começar, pouco importa. O que importa é cruzá-la ponta a ponta, de preferência mais de uma vez, nos dois sentidos da estrada.
O que é preciso considerar é de onde você estará vindo. No nosso caso, antes de iniciar a road trip pelas rochosas canadenses, estávamos em Vancouver.
Há basicamente três principais (não são únicas) formas de acessar as rochosas para uma road trip: de carro a partir de Vancouver, de avião a partir de Edmonton e de avião a partir de Calgary. Sendo assim nossas opções eram:
- Dirigir de Vancouver até Banff, com um pit stop em Kamloops, pela Trans-Canada Highway – o que nos demandaria um dia de viagem.
- Pegar um avião para Calgary ou Edmonton e seguir de carro para as rochosas.
- De Edmonton, seria preciso dirigir por cerca de 4 horas até a cidade de Jasper para então pegar a Icefields.
- De Calgary , seria preciso dirigir por uma hora e meia até a cidade de Banff.
Como queríamos maximizar nosso tempo nas montanhas, escolhemos iniciar a road trip em Calgary. O voo, de 1h30min de duração, era rápido e o percurso até Banff levaria o mesmo tempo. Mas a Icefields Parkway só começa depois de Banff, mais ou menos na altura de Lake Louise. Sabíamos que parar em Banff, tirar malas do carro, fazer check in e tudo mais iria nos fazer perder o dia. Portanto, passamos direto por Banff e rumamos sentindo Jasper, onde pernoitamos por duas noites, antes de regressar a Banff para quatro pernoites. Esse roteiro funcionou muito bem!
Nós chegamos na altura de Banff por volta das 13h30 e então dirigimos calmamente por aquela obra de Deus, fazendo várias paradas – algumas incluíram curtas trilhas – até o o sol se pôr completamente. Chegamos em Jasper por volta das 20h30.
#ficaadica: pegar o carro e devolvê-lo em uma cidade diferente geralmente custa mais caro. Por essa razão nós entramos e saímos por Calgary. Depois descobri que dirigir nos dois sentidos da Icefields é altamente recompensador. As paisagens, sob um novo ângulo, sob sol, sob o pôr do sol, sob as nuvens, revelam-se novas e igualmente encantadoras.
Como se guiar na Icefields Parkway

A Icefields Parkway só começa na altura de Lake Louise a quase 60 km da cidade de Banff e vai até a cidade de Jasper.
Durante a maior parte da Icefields não há sinal de celular. Já havíamos lido sobre isso e não tínhamos acreditado muito, mas é verdade. Por isso o ideal é levar um GPS, caso você seja do tipo precavido e avesso às aventuras. Nós somos do tipo “estouramos o orçamento” e dessa vez viajamos à moda antiga: com mapas. É claro que tínhamos o Google Maps que que nos orientou razoavelmente bem via satélite. Só que nada disso é essencial.
Não há como se perder nas estradas principais das rochosas canadenses. São todas muito bem sinalizadas. Não bastasse isso, o site Parks Canada disponibiliza vários mapas, que indicam os pontos de interesse e a distância entre eles. Esses mapas foram nossos principais guias.
O trecho que mereceu mais atenção fica entre Calgary e a cidade de Banff. Para não se perder nesse pedaço você pode usar o Waze ou o Google Maps sem grilos. Nós ainda baixamos o guia Gypsy , pela Apple Store. Trata-se de um mapa gratuito, via satélite, contendo um guia tagarela virtual que vai explicando sobre a paisagem de Calgary até Banff . O aplicativo tem outros mapas guiados até Jasper, mas estes não são gratuitos. Não nos fez falta alguma.
De olho no bolso

Não existem pedágios nas rodovias que cruzam as rochosas canadenses, mas para circular de carro pelos parques nacionais é necessário adquirir um passe considerando o número de dias que você irá permanecer na região. Esse passe é cobrado por pessoa e você poderá adquiri-lo tanto nos guichês da estrada, cuja passagem é obrigatória, como também pelo sites Parks Canada ou no BanffLakeLouise.com. Portanto, esse é um custo que você precisa considerar na sua road trip pelas rochosas canadenses.
Os passem são válidos até às 16h do dia seguinte ao da compra e devem permanecer afixados no para-brisa do veículo.
Adquirimos o nosso na primeira cancela que o vendia, próximo a Banff. Foi simples e rápido. Informamos o dia que deixaríamos a região e o atendente calculou o valor total dos passes com base nos dias. Para economizar um bocadinho nós compramos o passe família.
#ficaadica: o custo individual do passe adulto em 2016 foi de 9,80 CAN por dia. O passe família para até 7 pessoas saiu a 19,60 CAN para o grupo , por dia. Em 2017 não será preciso pagar pelo passe para transitar pelos parques em comemoração ao 150º aniversário do país!
O passe é valido para circular pelos Parques de Banff, Jasper, Yoho, Kootenay, Mount Revelstoke, Glacier, Waterton Lakes e Elk Island.
De olho no combustível

Outro ponto que merece atenção no planejamento dessa road trip é o combustível. Entre Banff e Jasper são quase 300 km de estrada. É possível abastecer tanto na cidade de Banff como na cidade de Jasper. No percurso entre elas, entretanto, há apenas um posto. Este posto fica no The Crossing Resort logo após Saskatchewan Crossing e funciona entre junho e setembro, ou seja, apenas no verão.
No caminho até a Icefields, há a opção de desviar pela Bow Valley Parkway. Lá também conseguimos abastecer próximo ao Castle Mountain Chalets.
Se você tiver pouco tempo nas montanhas, antes de acessar ou deixar a Icefields Parkway na altura de Lake Louise, desvie pela Bow Valley. Esta é uma estrada paralela à Trans-Canada Highway. Muito menos urbana, esta estrada segue por dentro da floresta, por vezes beirando a linha do trem ou o rio e oferece oportunidades únicas para encontrar vida selvagem, especialmente lobos e ursos! A Bow Valley também é a estrada pela qual se acessam outros pontos de interesse das rochosas canadenses.
Tirando a água do joelho e forrando o estômago

Não tem como uma estrada ser cênica por muito tempo se tiver um monte de posto de gasolina, e lojinhas, e barraquinhas…. Portanto, não tem onde parar pra comer e comprar lanchinhos durante essa road trip. O único local onde pudemos parar para forrar o estômago foi no The Crossing Resort, onde também é possível abastecer.
Mas, se por um lado não tem onde comprar comidinhas, por outro há alguns locais com mesinhas pra piqueniques, à beira de mirantes, corredeiras e outras paisagens incríveis à sua escolha. E em quase todos os pontos de interesse ao longo da estrada , assim como nos acessos às principais trilhas, tem banheiros públicos disfarçados de cabaninhas. Fique de olho nas facilidades do parque!
De olho na estrada

Manter a atenção enquanto se dirige pela Icefields Parkway é um desafio. Diante de tantas paisagens exuberantes e grandiosas deve-se ter cuidado redobrado na direção, principalmente em trechos mais sinuosos. Eu que no início estava louca para dirigir, adorei ficar no carona apreciando a grandiosidade daquele cenário enquanto “caçava” vida selvagem.
O limite de velocidade na maior parte da estrada é de 90km/h, mas não vale a pena tentar atingi-lo, pois você corre o risco de passar batido por um ponto de interesse ou por algum animal que esteja à suas margens como cervos, lobos ou ursos. Aliás, sempre que vir alguns carros encostados, pode apostar que tem algum animalzinho por ali. Por isso, bastava vermos um carro parado, que parávamos também, mesmo sem saber o porquê. #ficaadica
Também notamos que não há iluminação na estrada e nem mesmo aquelas sinalizações refletoras, mas por outro lado, se você estiver turistando, não há qualquer motivo para que você pegue esta estrada a noite, a menos que esteja caçando aurora boreal!
Quanto tempo dedicar a sua road trip pelas rochosas canadenses

Você pode levar um dia inteiro dirigindo entre Banff e Jasper. Depende do seu entusiasmo! E mesmo que a sua jornada se inicie pela manhã, até o final do dia você dificilmente terá esgotado todos os pontos de interesse da Icefields Parkway, por isso pra nós foi tão importante dirigir até Jasper e depois dirigir de volta até Banff.
Nós estimamos nosso tempo na Icefields em função dos pontos de interesse que queríamos ver no caminho e na distância entre eles. Se não fizer nenhuma parada, o tempo de viagem entre as duas cidades levará aproximadamente 3h30min.


Melhor época

Nós pesquisamos muitoooo para decidir quando fazer essa viagem e todas as dicas nos levaram até setembro! O que ocorre é que a alta temporada na região é o verão, que vai até meados de setembro. Nessa época os dias são mais longos do que as noites, as temperaturas mais amenas e o clima mais estável. Por outro lado, os parques também estão mais cheios e as hospedagens, mais caras.
Escolhemos ir no início do outono, mais precisamente entre a última semana de setembro e primeira de outono. Foi fantástico! Pudemos observar as cores douradas dessa estação, as montanhas estavam com seus picos nevados e os lugares não estavam abarrotados de gente.
Ida: de Banff até Jasper e o tempo da jornada.
Volta: de Jasper até Banff e o tempo da jornada.
Baixe aqui o mapa com os pontos de interesse da Icefields
- Essa rodovia permanece aberta o ano inteiro, apesar de algumas estradas de acesso aos pontos de interesse ficarem bloqueadas durante o inverno.
- Você pode , e deve, acompanhar os relatórios sobre as condições da estrada pelo site Parks Canada.
- Durante o inverno, prepare-se para dirigir sobre neve. Escolha um veículo com pneus adequados para isso.
- Durante o resto do ano, não é necessário nenhum veículo especial, nem mesmo com tração nas quatro rodas.
- Viajar com um motorhome é extremamente comum e há acampamentos próprios para quem está com este tipo de veículo ao longo da rodovia.
- De Calgary até Jasper você irá passar por fora das cidades de Canmore e Banff, portanto, se você fizer o trajeto direto como nós, não dá para comprar nada pelo caminho ( exceto no The Crossing Resort).
- Não é necessário ter a Permissão Internacional para Dirigir. Se for parado, basta apresentar sua CNH nacional e o passaporte. Se você tiver a infelicidade de ser multado, a penalidade será aplicada ao motorista ou ao passageiro infrator e não ao carro.
- Finalmente, dirija ao pôr do sol! Você verá um colorido incrível refletido sobre a rocha das montanhas!
Parque Nacional de Banff: dirigindo pela selvagem Bow Valley Parkway
Parque Nacional de Jasper : dirigindo pela Maligne Road e navegando até a Spirit Island
Parque Nacional Yoho: roteiro com sete atrações imperdíveis
Planeje a viagem ( usamos e recomendamos):



Parabéns, super esclarecedor, de todos que eu já li esse foi o mais completo, rico em detalhes e fotos. Vou dia 10.06.18 para Vancouver e de lá para Calgary, fazer esse seu roteiro. Fiquei curiosa com o preço da gasolina, quanto vc gastou em reais nesse percurso? Um tanque deu para ir e voltar de Calgary a Jasper? Obrigada!
CurtirCurtir
Achei tudo incrível. As fotos nem parecem reais! Agora tô com vontade de fazer essa rota também, lindo demais!
CurtirCurtir
É um dos lugares mais lindos do planeta!
CurtirCurtir
Fazer road trip é um dos meus sonhos. Penso muito num roteiro pelo Canadá e essas suas fotos só vieram me certificar que seria uma decisão incrível. Como pode um pais ter tanta paisagem linda?
CurtirCurtir
Que delícia de viagem, Carla! Eu voltei apaixonada pelo Canadá! E olha que não conheci esse lado do país (imagina quando conhecer… Não vou querer voltar!).
Parabéns pelo post!
Abraços
Carolina
CurtirCurtir
CÂmera profissional??
CurtirCurtir
Não. É uma superzoom da Nikon: P530
CurtirCurtir
Nossa!!! que lugar maravilhooooso
CurtirCurtir
Que relato! Muito bem descrito o passo-a-passo de como aproveitar da melhor forma possível a road trip pela icefield parkway. Parabéns!
CurtirCurtir
inexplicavelmente linda! Um dia farei essa rota, com certeza!
CurtirCurtir
Que passeio incrível! Me deu ainda mais vontade de conhecer o Canadá!
CurtirCurtir
Que lugar maravilhoso, as fotos ficaram excelentes, parabéns pelo post! Abraço!
CurtirCurtir
Que estrada linda! Eu estou cada dia com mais vontade de visitar o Canadá, a combinação de montanhas e lagos é incrível nesse país, e essa estrada é maravilhosa!
CurtirCurtir
SENSACIONAL!!!
Essa estrada não existe.. E as fotos do post estão perfeitas.. Eu adoro o outono e viajar de carro é na minha opinião uma das melhores formas de de viajar nos EUA e Canadá. Obrigado por compartilhar as dicas e fotos tão lindas dessa viagem.. Quero muito fazer essa viagem no Outono também!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
É uma época bastante especial realmente, e o melhor, os preços ficam ligeiramente melhores.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Carla. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
CurtirCurtir
Oba!! Que legal!! Obrigada!
CurtirCurtir
Amei. Já comecei minhas anotações. Só de ver a fotos, viajei. Se pudesse iria hoje.
CurtirCurtir
hahaha..esse é só o primeiro!
CurtirCurtir
Que estrada dos sonhos é essa????? Incrível! Teu textos e suas fotos me deram vontade de embarcar agora mesmo pro Canadá hahah
CurtirCurtir
Partiu!!!rs
CurtirCurtido por 1 pessoa