A Bow Valley Parkway – também conhecida como Highway 1A – é uma estrada que conecta Banff à Lake Louise Village. Não é a única, tampouco a mais rápida via de acesso. Quase paralela à Bow Valley está a Trans – Canada Highway que é a principal estrada que leva ao Parque Nacional de Banff, ao Parque Nacional Yoho e à cênica Icefields Parkway, que por sua vez conecta os parques de Banff e Jasper.
Dirigir pelos 48 km da Bow Valley Parkway é uma atração em si. A estrada atravessa a floresta e oferece um clima bem mais rústico, dando a verdadeira sensação de que estamos dirigindo por territórios selvagens.


Saindo de Banff em direção à vila de Lake Louise, a Bow Valley é a melhor opção para dirigir sem pressa e correr um sério risco de ver vida selvagem, sobretudo nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde. É claro que esse era o meu principal objetivo quando inseri no roteiro algumas passagens por essa estrada.


Há alguns pontos para encostar o carro e apreciar a vista, que inclui campos verdes, florestas densas e as corredeiras do Rio Bow. Além disso, em alguns trechos, encontramos placas informativas que explicam sobre a paisagem, fauna, flora ou sobre a história daquele local.


Diferente da Icefields Parkway, aqui encontramos menos infraestrutura para piqueniques ou banheiros. Na verdade, ao longo de toda a Bow Valley encontramos movimento humano no acesso às cascatas de Johnston Canyon, e mais próximo ao Castle Junction, onde há um hostel e uma bomba de gasolina. Isso mesmo, não é posto, é uma bomba super vintage com cara de quem não funciona. Só cara mesmo, por que ela está perfeitinha!
Próximo a esse “complexo” fica o camping de Castle Mountain, que não necessita reserva, diferente de muitos outros espalhados pelo parque. Nós não viajamos de motorhome e não pretendíamos acampar, mas esse seria um dos lugares que eu com certeza iria querer passar a noite nesse tipo de viagem. Consulte o site do Parks Canada para mais detalhes sobre esse camping!
Para quem viaja com Motorhomes ou simplesmente deseja acampar, ao longo da Bow Valley Parkway existem três campings: o Johnston Canyon, o Castle Mountain e o Protection Mountain, este último mais próximo de Lake Louise. Os dois primeiros funcionam de maio até meados de setembro. O site http://www.albertawow.com tem informações detalhadas e fotos de todos esses campings.
Mais adiante, conforme nos aproximamos de Lake Louise, me deparei com uma maravilhosa opção de hospedagem. O Baker Creek Mountain Resort povoou meus sonhos várias vezes desde que o descobri.


Pense em um chalé de toras de madeira no meio da floresta, onde o silêncio impera. A curtíssima distância de Lake Louise e dos lagos mais azul-turquesa do planeta. Me pareceu um refúgio perfeito. Gente, deve ser um sonho revigorante passar uma noite ali, sentado aos pés da lareira tomando uma taça de vinho. Mas é claro que essa mordomia tem um preço não tão atrativo quanto à experiência. Quem sabe um dia…
Voltando à Bow Valley Parkway…
O tempo de travessia de ponta a ponta nessa estrada vai durar no mínimo uma hora e meia. E considerando a oportunidade única de fazer um safári pela região, vale muito a pena dirigir bem devagar com olhos atentos às margens da floresta.
Assim como na Icefields Parkway – e diferente do que ocorre na rodovia Trans-Canadá – na Bow Valley Parkway não há cercas de proteção para os animais, e por isso eles podem cruzar a estrada a qualquer momento. Por essa razão, deve-se evitar ultrapassar o limite de velocidade da via, que é de 60 km/h. Mas se você quiser ver vida selvagem, terá que trafegar a uma velocidade ainda menor para não passar direto por algum bichinho camuflado.

E foi justamente nesse corredor selvagem, como alguns a chamam, que (finalmente) encontramos o nosso urso pardo selvagem ( Grizzly Bear ), que até promessa eu fiz no penúltimo dia para que ele me desse o ar de sua graça!
Só que não são apenas os ursos que frequentemente são avistados ao longo da estrada – para o nosso deleite! Dirigindo pela Bow Valley Parkway , você pode encontrar com outras espécies de cervos, carneiros selvagens, ursos pretos e com uma matilha de lobo que vive justamente nessa região. Meu marido jura que viu um Wolverine correndo na margem da estrada – mas eu tenho quase certeza de que foi qualquer outra coisa…rs.



- Para não perder a chance de observar algum animal, desconfie de qualquer carro encostado. Na dúvida, vale dar aquela encostadinha também para ver o que há por ali.
- Fique de olho no Bear Jam! Geralmente quando avistados, os ursos provocam engarrafamentos. Os carros costumam encostar e todo mundo para para observar o urso ou ursos! Mas uma distância de segurança deve ser mantida de todo o qualquer animal que você encontrar pelos parques.
- Para acessar a Bow Valley Parkway a partir de Banff, não tem erro. Use o GPS ou Waze e fique de olho no desvio à direita na Trans-Canada Highway, minutos após passar pelos Vermillion Lakes. Mapinhas impressos também funcionam bem!
- De 1 de março até 25 de junho, o acesso ao primeiro trecho a partir de Banff até Johnston Canyon é restrito ao horário de 8 a.m à 8 p.m.


Road trip pelas Rochosas Canadenses: tudo sobre dirigir pela Icefields Parkway
Road Trip | Roteiro de 6 dias nas Montanhas Rochosas Canadenses
Rochosas Canadenses | Dirigindo pela Maligne Road e navegando até a Spirit Island
Planeje a viagem ( usamos e recomendamos):



Olá, adorei as dicas, obrigada. Você foi em que mês do ano? Beijão
CurtirCurtir
Thaynan, estive duas vezes nas rochosas: a primeira no final de setembro e início de outubro, e a segunda, no início de setembro!
CurtirCurtir
Que máximo esse lugar. Ainda estou descobrindo Ontario mas já de olho em Alberta. Vou compartilhar essa postagem.
CurtirCurtido por 1 pessoa