Penedo Pet Friendly: roteiro de dois dias

Não sei bem o porquê, mas sempre associei Penedo ao frio, vinho e fondue, talvez porque vivendo no calor escaldante do Rio qualquer oportunidade de sentir a menor brisa gelada já me anima para um encontro nada casual com esse trio que tanto amamos.

Outro ponto de me atrai na cidadezinha situada aos pés do Parque Nacional de Itatiaia é o seu tamanho: pequena na medida. Isso significa dizer que (quase) tudo se concentra em uma rua principal e poucas adjacentes: avenida das mangueiras, avenida Brasil e rua das velas.

Não por acaso, ali também está a maior concentração de pousadas (que são muitas!) e não é raro um certo congestionamento na avenida principal.  Para quem se hospeda um pouco mais distante, o contato com a natureza é maior e a dor de cabeça para estacionar também.

Pois bem, nossa terceira visita à pequena colônia de origem finlandesa teve um algo a mais: nosso mais novo pet.  Pela primeira vez, arriscamos viajar com um patudo entre nós e é sobre isso que esse roteiro trata.

Pequena Finlândia
A Pequena Finlândia é um shopping. Ótima pedida para uma caminhada despretensiosa com o Pet, enquanto observamos as vitrinas ou tomamos um café.

 

 

 

Onde ficar em Penedo: pousada pet friendly

Encontrar um local para se hospedar com o nosso filhote patudo não foi mole, ainda mais depois de adicionar os requisitos chalé com lareira e hidromassagem ao pacote!!

Minha primeira opção foi a pousada maravilhosa que nos hospedamos na primeira visita à cidade: a Pequena Suécia. A pousada decorada em estilo finlandês fica a uma caminhada de cinco minutos do badalado centro de Penedo, tem um SPA e um restaurante com jazz ao vivo, que é um dos melhores lugares para se comer na região. Eles até nos disseram aceitar pets em alguns quartos, mas não nos que queríamos. Foi quando encontramos a Pousada Riacho da Serra.

A Pousada Riacho da Serra é totalmente pet friendly. Situada em meio à muito verde e às margens de um córrego onde dá para tomar banho, eles possuem opções de apartamentos e chalés, com varanda privativa, lareira a lenha, hidromassagem e tv a cabo de boa qualidade. O mais legal é que tinha um monte de hóspedes de quatro patas que podiam circular quase sem restrições pelo terreno da pousada.

Com nossa hospedagem pet friendly resolvida e certos da possibilidade de deixar nosso pequeno no chalé para sair para jantar, iniciamos nosso roteiro!

Os chalés da pousada Riacho da Serra são amplos e arejados. Nosso baby adorou correr pelo quintal!
A maioria dos nossos vizinhos também estavam com seus patudos.
Os chalés possuem boa privacidade e todos os itens básicos para uma estadia: wi-fi, tv a cabo, frigobar, mesa, lareira e um enorme banheiro com hidro.
Nos fundos, há uma sacada com vista para a mata. Um espaço perfeito para o nosso pet!
Alguns fofíneos acompanham os donos até na hora do café!

 

Onde comer em Penedo: locais que aceitam animais

Comer acompanhado de um pet é missão (quase) impossível, principalmente à noite. Uma pena porque isso nos restringe bastante as opções em Penedo. Mas durante o dia, encontrar lugares que aceitem animais nem foi tão difícil.

Galerias e shoppings a céu aberto são bastante comuns na cidade.  Por esta razão, é tranquilo encontrar bares ou cafés com mesinhas dispostas na calçada ou nos pátios.

Pela tarde, degustamos cervejas artesanais com o patudo aos nossos pés no food truck da Casa do Fritz – um espaço aberto com música ao vivo ao lado do restaurante.  Experimentamos o popular ( e caro!) sorvete na varanda do Finlandês. No shopping aberto Rio das Pedras, na avenida das mangueiras, tomamos outras cervejas com petiscos no domingo de sol.

Observamos que na fábrica de chocolate Joulupukin Suklaa, na rua das velas, também dá pra degustar um dos melhores chocolates quente cremosos nas mesinhas ao ar livre com os pets.

O Pé de Canela Buteco, também na avenida das mangueiras e ao lado da sorveteria Finlandês, é outra opção de restaurante pet friendly. Observei outros turistas almoçando por lá com seus cãezinhos aos pés das mesas, também dispostas na calçada.

Apesar dessas opções, à noite, acabamos saindo para jantar sem nosso filhote – mas essa nem sempre é uma opção dependendo do temperamento do seu cão e das políticas da pousada. Infelizmente, ainda não encontramos a opção fondue pet friendly. Se alguém conhecer alguma, nos avisem nos comentários!!!

Nosso menino curtindo o movimento local!
Os sorvestes do Finlandês são caros, mas são gostosos! A variedade de sabores e toppings é enorme.
Um dos shoppings que lanchamos na tarde de domingo com o patudo.

 

O que fazer em Penedo

Uma das coisas mais básicas para fazer em Penedo, além de comer e beber cerveja, é caminhar pela cidade, visitar suas lojinhas de artesanato, de velas e empórios!! Oh lugar para vender velas!!# adoro

Mas fazer comprinhas em Penedo com o pet não é bem um boa ideia, principalmente se estiver sozinho com o cão! É que a maioria das lojas não permite a entrada dos animais. #justo

A Pequena Finlândia, literalmente no centro da cidade, é um shopping “temático” ao ar livre que reproduz um vilarejo com arquitetura finlandesa.  Bem bonitinho, é daqueles lugares que sempre gostamos de perambular.  Tem lojinhas de artesanato, decoração, empórios e cafés. Quem vai com crianças, vai curtir leva-las também na casa do Papai Noel, especialmente na época natalina. Já quem vai com animais, pode no máximo ver as vitrines.

Pela proximidade com a natureza, há também diversos passeios que você pode fazer por conta própria pela região com o seu pet, como caminhadas e visitas às cachoeiras locais.

Os passeios mais populares na região também podem ser contratados em agências locais e incluem a visita ao Parque Nacional de Itatiaia, os vilarejos de Maromba e Maringá na região vizinha de Visconde de Mauá e os passeios de quadriciclo ou à cavalo pelo Alto Penedo.

Como já tínhamos visitado tanto o Parque de Itatiaia como a região de Mauá, resolvemos fazer o tour de quadriciclo que passa por três cachoeiras da região. E para nossa surpresa, na Chiclé Passeios disseram que poderíamos levar nosso pet conosco no quadriciclo e que algumas pessoas até faziam isso e tal, mas, conhecendo nosso pequeno peralta logo vi que isso não seria muito seguro nem para ele e nem para nós. O deixamos por duas horas no chalé da Pousada Riacho da Serra e seguimos com nosso quadriciclo em um agradável tour pela manhã onde conhecemos pela primeira vez o Alto Penedo. Durante o passeio fizemos curtas caminhadas na mata e até poderíamos ter tomado banho em uma das piscinas naturais do circuito. No total, fizemos quatro paradas: cachoeira de Deus, poço das esmeraldas, três bacias e em um mirante com vista para um vale no Alto Penedo.E esse é o tipo de passeio que você super pode fazer com o seu carro na companhia do pet.

Finalizamos o tour imaginando o filhote brincando conosco nas piscinas naturais!

Nosso filhotão, Wallinho, curtindo Penedo.
As cachoeiras do Alto Penedo.
O passeio de quadricíclo é, sem dúvidas, a melhor atividade de Penedo!

 


Dicas extras para um roteiro completo pela região:

Com ou sem carro, com ou sem pet, o melhor de Penedo e adjacências pode ser visitado em três dias:

=>  Dedique um dia para conhecer o centrinho da cidade, caminhar pela Pequena Finlândia, fazer comprinhas e conhecer as cachoeiras locais dirigindo o quadriciclo.

=>  Aproveite a proximidade e estique até o Parque Nacional de Itatiaia para conhecer mais sobre a mata atlântica e passar o dia na parte baixa do parque. Leva-se em torno de 20 minutos para chegar lá. É preciso pagar o ingresso no acesso ao parque. Não deixe de parar no centro de visitantes para ver a exposição sobre o parque e sobre a fauna e flora local (que adorei conhecer!!) e de visitar a piscina natural do maromba!

 (Observação: não é permitido levar animais domésticos para este parque!)

=> Se estiver de carro, vale pegar a estrada cedo e subir a serra até a região de Visconde de Mauá com destino aos vilarejos de Maromba e Maringá. Por lá, visite as lojinhas, aproveite a gastronomia de Maringá e faça curtas trilhas até cachoeiras e piscinas naturais.

:: Consulte o roteiro Pet Friendly em Visconde de Mauá do blog Viaje Sim ::

=>  Durante o inverno, aproveite o chocolate quente cremoso de Penedo e prove uma sequência ou rodízio ( melhor ainda! ) de fondue.


puppy-312492_1280 (2)

Você teve alguma experiência pet friendly em Penedo?? Conte pra gente!!

 

21 comentários em “Penedo Pet Friendly: roteiro de dois dias

  1. Conheci Penedo e adorei! Nunca tive experiência de viajar com pets, já que os meus são gatos e seria um stress absurdo pra eles, mas muito legal saber que os hoteis e estabelecimento estão se abrindo cada vez mais pros nossos amigos peludos!

    Curtir

  2. Taí uma coisa que eu nem tinha ideia, que Penedo tinha colonização finlandesa. Adorei isso =) e curti muito seu post com todos os detalhes sobre a viagem com o cãozinho, cada dia mais essa é uma realidade e um mercado que se amplia. Tenho vários amigos que me perguntam se conheço destinos pet friendly e agora indicarei seu post. Um grande beijo.

    Curtir

  3. Eu ainda não tenho pet, mas as crianças já estão loucas por um, por isso é ótimo ter dicas pet friendly pra colocarmos em prática com o nosso futuramente.
    Penedo está nos meus planos desse ano ainda, tomara que eu consiga encaixar algum dia, pois estou encantada com essa cidade!
    Abraços.

    Curtir

  4. Penedo é uma graça. estive la uma unica vez a alguns anos atras e adorei a vibe da cidade. Muito legal seu post, muito util para ajudar as pessoas a viajar levando seu pet.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Adoreiiiiii o tema do post!!! Afinal, esses lindos são membros da família e precisam estar com a gente até mesmo nas viagens!!! Por isso é importante encontrar um local que os aceite e saiba lidar com as especificidades!!! Bom saber dessa opção em Penedo!!!
    Parabéns pelo post!!
    Abraços!
    Carolina

    Curtido por 1 pessoa

  6. Eu sou uma apaixonada por Penedo e quero inclusive envelhecer naquela região! Também sou apaixonada por cachorros então sua dica foi ótima! tenhi certeza que seu bebê amou o passeio de quadriciclo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s