Guia para ver a Aurora Boreal em Fairbanks no Alaska

Nos dias de hoje, existem modelos que permitem prever a ocorrência e a força da Aurora Boreal da mesma maneira como existem os modelos de previsão do tempo. Mas apesar disso, não há como ter qualquer garantia de que você a verá em nenhum lugar do planeta. É que a quantidade de fatores envolvidos é tamanha que uma dose de sorte e de estratégia são fundamentais. Por esta razão é que dizem que uma viagem para ver a Aurora Boreal deve incluir vários dias para elevar as suas chances de sucesso. Mas no meu caso, eu estava escapando do meu intercâmbio e tinha apenas 4 dias para tentar vê-la.

O Alasca está entre os destinos mais populares para ver a aurora boreal e as duas maiores cidades, Anchorage e Fairbanks, são os destinos mais procurados. E neste post você terá o guia definitivo para ver a sua Aurora Boreal em Fairbanks!

Pouco antes de comprar as a passagens, descobri que Anchorage recebe muitas chuvas em setembro e que Fairbanks possui um clima mais seco, sendo portanto a melhor escolha para a época. #ficaadica

Além disso, antes de fechar esse roteiro, a Universidade do Alaska – que fica em Fairbanks – previa para uma tempestade geomagnética para aquele final de semana. Quem sou eu para não acreditar!

La fui para Fairbanks, sozinha…

Fairbanks é um dos melhores lugares do mundo para ver a aurora. A cidade está na zona da aurora e também fica pertinho do Círculo Polar Ártico.  Dizem que 3 noites em Fairbanks elevam em 80% as chances de ver a aurora.

Já falei em outro post sobre a Zona da Aurora! Dá um confere: Como ver a Aurora Boreal em Jasper, no Canadá

Fairbanks é um onde as pessoas, literalmente, se escondem, e de propósito! Uma bela cidade no interior do Alasca onde a natureza esta abundantemente preservada.  Leve os conceitos de interior e de natureza muito a sério e você entenderá o que é Fairbanks. Um lugar onde quase nada é de concreto, tudo é longe e relativamente escondido.

Vendo a Aurora Boreal em Fairbanks

Para ver a Aurora Boreal, a escuridão é absolutamente necessária, razão pela qual os passeios te levam para longe das luzes da pequena e já escura cidade.

Os melhores pontos de observação ficam em colinas e highways que oferecem vista livre para o horizonte. Quanto mais distante do centro, melhor.

Apesar disso, os locais dizem que é possível ver a Aurora Boreal de qualquer lugar e, frequentemente, eles a veem nos arredores do centro mesmo.

Uma boa pedida é dirigir para algumas cidades menores e próximas de Fairbanks como North Pole e Fox que são igualmente interessantes e rapidamente acessadas de carro.

A melhor época para ver a aurora em Fairbanks vai de meados de setembro até o final do inverno que é a época de pico.  Sendo que no inverno, apesar do frio extremo, a cidade tem mais atrações para o turista do que no final do verão.

 

::Como ver a Aurora Boreal em Jasper, no Canadá::

Os tours da Aurora em Fairbanks

Prepare os bolsos! Os Aurora Tours custam entre 80 e 300 doletas. Todos buscam e levam de volta aos hotéis do centro entre  21h e 2h30 da madrugada. O que influencia no preço é o local em que você aguardará pela aurora e as amenidades oferecidas.

As excursões mais baratas te levarão de carro até colinas ou pontos em estradas. Lá, prepare-se para esperar por 4 ou 5 horas. Se a aurora surgir, ótimo. Se não, bença e tchau!

Sinceramente, não curti esse risco e o possível tédio que me esperava dentro do carro ou ao relento.

Existem os passeios de custo médio cujo destino são cabanas ou lodges em pontos com vista privilegiada para o nada ( lembre-se, é isso que a gente quer!! ).  Para mim, essa oferta  pareceu bem mais tentadora. Imagina um lugar quentinho, uma lareira talvez, um chocolate quente…e pahhh. Corre pra fora por que a aurora apareceu.

Por fim, temos ainda os tours top que oferecem o diferencial da FOTO!! Sim, tirar foto da aurora boreal é uma missão, LITERALMENTE.  Então o mercado turístico adicionou workshops de fotografia que irão te manter entretido enquanto espera e garantir melhor preparo para o clique tão esperado. Nesse nicho, existem opções para os amadores, profissionais e até para os preguiçosos que querem mesmo é que alguém bata uma foto sua e nada mais.

Mas o top of the top mesmo são os (poucos) tours que oferecem a verdadeira caçada. Aqui o destino é indefinido, o caçador percorrerá os arredores, guiado por reports em tempo real das redes sociais e câmeras que os “auroranáticos” possuem pela cidade – com direito a muita fotografia, lógico!

Mesmo assim e apesar disso tudo, os “alasquianos” não recomendam  a contratação de passeios para ver a aurora. #prontofalei

Mas… Como evitar esses caríssimos passeios se eu estava sozinha no Alasca para ver a aurora? Era meu dilema….

 

Por que não vale a pena contratar os tours da Aurora Boreal

Os alaskianos de Fairbanks podem ter razão quando afirmam que os tours são um desperdício de dinheiro. Eles defendem, com propriedade, que a aurora não tem hora certa para aparecer, ao contrário dos tours, que tem hora de início e término. Ou seja, mesmo que você não tenha visto nadica de nada, quando der a hora de partir, você partirá. E a aurora pode surgir das 21h30 até as 4h30 da madrugada em Fairbanks, dependendo da época do ano.

Pode ser um baita desperdício de oportunidade passar uma noite inteira em um só lugar esperando para ver uma aurora que pode estar dançando no céu a 10 minutos de distância ou passar uma noite em claro aguardando que as nuvens cedam sem qualquer garantia de que isso irá ocorrer.

Na minha opinião alguns tours podem ser bacanas como os workshops de fotografia ou as caçadas, mas são caríssimos. Não é pra qualquer um não, minha gente.

Os tours que rodam o dia todo pelo Círculo Polar Ártico também possuem um valor agregado, mas na maioria deles você vai contar com a sorte para ver as luzes no caminho de volta, já que o tour não é uma caçada. Alguns, contudo, te largam numa cabana para passar parte da noite aguardando a aurora.

E agora?????????

A melhor forma de ver a Aurora Boreal em Fairbanks

A melhor forma de ver a aurora boreal em Fairbanks é alugar um carro e caça-la por conta própria. Reuna uns snacks, bebidas, uma boa seleção de música e alguns mapinhas e vai.

Inacreditavelmente, foi isso que eu acabei fazendo, sozinha mesmo.  Então, se eu fiz, a maioria de vocês também pode fazer – especialmente se ainda não houver neve.

Sugiro até mesmo percorrer algumas estradas de dia para reconhecer o terreno antes de se aventurar noite adentro por terras inóspitas.

As estradas principais em Fairbanks são ótimas e alguns dos pontos frequentemente percorridos pelos que estão caçando a aurora são de fácil acesso no outono. E acredite, mesmo na madrugada, se a aurora estiver no céu, você não será o único a encostar o carro na mais completa escuridão.

A sensação de passar a noite observando as luzes dançando no céu é tão fascinante que parece mesmo não haver mais nada no planeta além de nós.

 

8

 

Alguns dos pontos para os quais você pode dirigir são o Murphy Dome, a Universidade do Alaska, o Cleary Summit e a Chena Hot Springs Road. Foi essa última estrada que eu percorri e consegui ver a aurora antes mesmo que a noite caísse quando ainda eram 21h40.

 

Onde se hospedar para ver a Aurora Boreal em Fairbanks

Outra jogada quase tão boa quanto alugar um carro é se hospedar em um lodge ou pousada afastados do centro.

Tanto na região de Cleary Summit como ao longo da Chena Hot Springs Road existem diversas opções de Bed and Breakfast e Lodges com uma bela vista para a escuridão. Alguns oferecem o serviço de Aurora Wake Up Call. 

Essa pode acabar sendo a opção com melhor custo x beneficio e a mais cômoda para ver a aurora. Foi inicialmente a minha escolha ao fechar o roteiro, e acabei conjugando uma caçada a uma ótima hospedagem.

Eu escolhi a pousada Taste of Alaska Lodge cujo custo da diária era o mesmo de algumas excursões, com o diferencial de ter a chance de ver a aurora do pátio do meu quarto, tomando um chocolate quente e alternando cochilos.

Existem pousadas no centro que também estão localizadas em áreas mais escuras e com vista para o horizonte e podem ser boas escolhas econômicas. Mas as chances serão com certeza menores .

Na primeira noite, eu me hospedei no centro, no salgado hotel Hampton Inn cujos quartos voltados para o norte possuem vista livre para a escuridão. Fiquei sem aurora e sem várias doletas….

 

 

 

Opções de hospedagem com as quais mantive contato durante o meu planejamento:

 

7

Aurora Boreal por cima das nuvens

Finalmente, uma dica super importante que não nos custa nada a mais é voar para Fairbanks à noite.

Como eu teria apenas duas noites, resolvi tentar ver a aurora do avião na primeira noite, e descobri que muita gente faz isso também.

Saí de Vancouver para fazer uma conexão em Seattle com a Delta Airlines por volta das 20h. Cheguei a meia noite em Fairbanks. Horário perfeito já que eu estaria voando rumo ao circulo polar ártico, por cima das nuvens no horário de ouro, das 22h às 00hs.

Garanti meu lugar na janela do lado direito do avião e abusei do wi fi a bordo da Delta para monitorar os alertas de aurora enquanto sobreavoava determinadas regiões próximas de Juneau e de Whitehorse – cidades de onde também de vê a aurora boreal.

Demorei para perceber que eu estava vendo a Aurora durante o voo, já que ela estava se exibindo em um tom de cinza brilhante como uma faixa extensa sob o céu, e a luz interna da cabine atrapalhava pacas!  Para ver a aurora do avião é preciso colar a cara no vidro sem vergonha e desconfiar das luzes prateadas em formatos estranhos no céu.  #ficadica

 


 

 

Tours para ver a Aurora em Fairbanks*

The Aurora Chasers – Tour de caçada com fotografias incluídas Aurora Chase: 295USD
Northern Alaska Tour Company Tour pelo Círculo Polar Ártico Arctic Circle Aurora Drive Adventure: 269 USD
Alaska-Wildlife-Guide LLC –  Caçada a Aurora Northern Lights Chaser: 225 USD/  Aurora na Chena Hot Springs Resort: 175 USD
1 stAlaska Tours – Aurora Borealis Viewing Lodges: 115 USD/ Murphy Dome Air Force Station:95 USD
Aurora Borealis Lodge Premier Aurora Tour no lodge com foto: 75 USD/ Self Drive até o lodge: 25 USD
Aurora Bear Lodge –  Aurora Viewing na cabana: 115 USD/Aurora Photography Workshop: 175 USD

 

* O blog Asas Pra Que Te Quero não tem qualquer relação comercial com as empresas acima. Valores para fins de referência cotados para a nossa viagem em 2017.

 


 

 

Como ver a Aurora Boreal em Jasper, no Canadá

Road Trip: mulher, sozinha, no Alasca

Seis estradas cênicas para inspirar a próxima road trip


 

Recomendamos que utilize o site Rentcars para pesquisar e comparar valores para locação de veículos. Dentre as vantagens em utilizar a Rentcars, está a possibilidade de parcelar a reserva do seu carro em em até 12 vezes sem juros. Faça a sua reserva utilizando nosso banner e ajude a manter este site. Cada reserva feita por aqui gera uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 😉

 

3 comentários em “Guia para ver a Aurora Boreal em Fairbanks no Alaska

  1. A gente teve muita sorte também (sorte é tipo a parte mais importante da missão aurora boreal,né?). Decidimos a viagem pro Alasca tendo como prioridade os rolês de verão… Então escolhemos o final de agosto até a metade de setembro, pq ainda tinha muita luz do dia (anoitecia umas 22-23hs) e toda programação de verão ainda ia estar acontecendo (os onibus do Denali, os cruzeiros pra ver glaciar, etc)… Eu nem contava muito com a possibilidade de ver a aurora, pra não me frustrar!! Mas ainda assim, fui acompanhando os alertas, escolhi alguns lugares perto de Fairbanks pra passar a noite que eram indicados por ter uma visão boa… e fomos!

    Logo na segunda noite, no Denali (acampamos com o motorhome lá, por 3 noites) ela apareceu. Não muito forte, dava pra ver mais na camera.. Mas já foi massa. Dia seguinte apareceu de novo, bem fraca ainda. Juro que fiquei meio: “ah, isso q eh aurora? meio sem graça, neh?” hahahahha

    Aí uns 3 dias depois disso, numa rest area na beira da estrada, onde sempre tinha uns carros parando pra usar o banheiro q tinha lá…. Ela apareceu… ENORME, super dançante, super forte… Juro que fiquei até com medo! hahahha

    Foi uma noite inesquecível!

    Que legal que você conseguiu ver também! É daquelas coisas muito mágicas, que a gente nem acredita que tá vendo neh?

    🙂

    Beijo!

    Curtir

    1. É realmente incrível, mas pode ser um pouco frustrante tb pq não é sempre que ela está tão colorida a olho nu. Ter um boa câmera acaba sendo fundamental para esse experiência, não é mesmo?

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s