Alaska no verão: mini cruzeiro pelo Parque Nacional Kenai Fjords

A Península do Kenai, no noroeste do Alaska, é um local perfeito para conhecer mais de perto as famosas geleiras colossais e a fauna marinha que habita o mar do Golfo do Alaska. Para mim o estereótipo perfeito desse tipo de viagem, algo que eu precisava experimentar.

Um dos principais atrativos do Parque Nacional de Kenai são os seus fjords esculpidos pelo degelo dos centenários glaciais que se formam a partir do campo de gelo Harding.

 

O campo de gelo Harding ocupa nada menos que 770 km quadrados e é um campo remanescente da Era do Gelo.

 

O ponto de partida para um mini cruzeiro pelo Parque Nacional Kenai Fjords é a comunidade de Seward que mais parece uma maquete de um velho oeste alaskiano…se é que isso existe.

Porto de Seward

Os cruzeiros pelos Kenai Fjords costumam durar o dia inteiro e apesar do foco não ser as geleiras, dependendo do tour escolhido, a embarcação vai até uma das geleiras que estão na Baía de Aialik, e esse acaba sendo o ponto alto do tour. Os cruzeiros que navegam pelos fjords são também safáris marinhos já que a vida selvagem por lá é  mais que abundante. Foi por isso que decidi fazer o  mini cruzeiro pelo Parque Nacional Kenai Fjords.

Seward está a duas horas e meia de Anchorage, onde eu estava hospedada no hotel Lakeshore Inn ( recomendo!!) No entanto, quem chega ao Alaska pelos cruzeiros de verdade que vem do Canadá ou de outras partes dos Estados Unidos, acaba ancorando em Seward, o que facilita bastante a vida de quem quer fazer este passeio.

Apesar da distância, não me desanimei em ter que dirigir até Seward uma vez que a estrada até lá – a Seward Highway – é uma das mais cênicas dos Estados Unidos, mesmo em dias nublados como foi o caso.

Cada reserva feita por aqui gera uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!!

 

Seward Highway

 

A highway é uma via reta que requer atenção em apenas um ponto onde há um desvio para o outro lado da Península do Kenai, depois de passados quase uma hora e meia de viagem, já dentro do Parque Nacional do Kenai.  Mais da metade do percurso da Seward Highway se dá na rodovia Alaska 1, mas nos 60 km finais ela continua pela Highway 9.

Cheguei com pouco mais de uma hora de antecedência do horário de embarque previsto pela Major Marine Tours. Eles operam dentro do hotel Harbor 360 que fica na marina, na baía Resurrection Bay. Como dirigi quase metade do percurso sem sinal de celular e sem o GPS do google funcionando, segui dirigindo pela única estrada até avistar  uma fachada bem destacada com letreiro do hotel. Eu não fazia um pingo de ideia de onde ele ficava quando entrei na comunidade de Seward.

Havia reservado o tour de 6 horas pelo Parque Nacional Kenai Fjords, pois este roteiro incluía a aproximação a uma das geleiras. Para chegar até ela é preciso cruzar os fjords e adentrar águas um pouco turbulentas do Golfo do Alaska.

A Major Marine Tours oferece mini cruzeiros com duração de 3.5  até 8 horas, com almoço self service a bordo e opcional ao custo de 24 USD. Os preços de cada cruzeiro variam de 84 a 224 USD ( valores de referência em 2018.)

Quem tiver problemas com enjoo ou restrição de tempo, pode optar por um mini cruzeiro somente na baía Resurrection que possui águas bem calmas e de onde se vê, de longe, algumas geleiras suspensas e encravadas em montanhas. Mas, devo avisar, que essa é parte mais sem graça do passeio.

O barco da Major Marine que faz o percurso é excelente. Grande, com assentos distribuídos por três andares, sendo dois cobertos e um deck superior totalmente aberto. Na proa e na popa também existem espaços para circular, mas apenas na proa o espaço é totalmente descoberto.  Se de lá a aventura é mais emocionante e a vista desobstruída, é também o lugar mais insuportavelmente gelado para ficar.

O interior da embarcação da Major Marine se assemelha a um restaurante. No “check in”, eles informam o número da sua mesa que será compartilhada com até cinco pessoas, conhecidas ou não.

Esse número tem um propósito.  Durante a navegação foi servido um almoço estilo self service que era liberado conforme a numeração da mesa. Após a primeira rodada do serviço, o buffet foi liberado para quem quisesse repetir a refeição.

Esse almoço a bordo é opcional, mas você deve contratá-lo no momento da reserva. Eu super indico o investimento. O buffet tinha salada, batatas, arroz (e outros acompanhamentos que já não me lembro) além de um delicioso salmão selvagem e costelas de porco ao barbecue. A sobremesa também estava inclusa.

A navegação pelos fjords é encantadora, principalmente se o tempo estiver bom, algo que só aconteceu no percurso de volta. Menos mal que ao longo do percurso tivemos alguns encontros interessantes com águias carecas, lontras marinhas, golfinhos, baleias jubarte, leões marinhos e incontáveis focas que descansavam sobre placas de gelo que se desprenderam da geleira.

Kenai Fjords
Kenai Fjords
Kenai Fjords
Kenai Fjords
Kenai Fjords
Kenai Fjords
kenai fjords
kenai fjords

No entanto, apesar das geleiras não serem a atração principal desse passeio, o ponto alto foi sim a geleira Aialik.

Depois de umas 3 horas de navegação, às vezes turbulenta, nos aproximamos vagarosamente de uma imensa geleira e por ali ficamos por quase meia hora observando silenciosamente seus estalos, conforme recomendado pela nossa capitã. Por sorte, poucos minutos após a nossa parada ouvimos um estrondo e na sequência um enorme bloco de gelo se desprendeu da geleira Aialik, caindo sobre o mar. Um espetáculo que 10 entre 10 turistas rezaram para observar.

Geleira
Geleira
Geleira
Geleira
Geleira
Geleira
Iceberg
Iceberg
Focas descansando no gelo
Focas descansando no gelo

Por mim, e acho que pelas quase cem pessoas a bordo, teríamos todos parados em todas as geleiras que estavam pelo caminho, mas como disse, esse não é o foco do mini cruzeiro  de seis horas pelo Parque Nacional Kenai Fjords.

No retorno, o tempo abriu, as águas do Golfo do Alaska deram uma acalmada e pudemos observar melhor a beleza do lugar, e até espiar umas baleias jubartes que navegavam tranquilamente por ali.

Acho realmente que não dá para deixar o Alaska sem essa experiência!

Safári Marinho no Kenai Fjords National Park

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

 

 

De Fairbanks a Anchorage no Trem Cênico do Alaska

Guia para ver a Aurora Boreal em Fairbanks no Alaska

Road Trip: mulher, sozinha, no Alasca

 

Lakeshore Inn & Suites
Com o cupom VIAJEFELIZ você tem 20% de desconto nos seguros ALLIANZ

6 comentários em “Alaska no verão: mini cruzeiro pelo Parque Nacional Kenai Fjords

  1. Caramba, essas imagens me deixam sem palavras… uma vez eu trabalhei para traduzir um programa de tv sobre o Alasca e desde então fiquei com muita vontade de visitar. valeu todo o percurso pra chegar na geleira Aialik, hein?!

    Curtir

  2. Opa, cruzeiro? Alguém me chamou…rs…como amo isso!!! Que demais essa experiência…to babando aqui e louca para fazer também….As fotos ficaram incríveis. Parabéns pelo post.

    Curtir

  3. Sou louco de vontade de conhecer o Alaska, principalmente no verão. Uma amiga foi no fim do inverno desse ano e amou (apesar so gelo absurdo), ela fez um tour de alguns dias atrás da aurora boreal, foi animal.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s